sexta-feira, 29 de março de 2024

Piranha

 

Piranha peixe carnívoro de água doce

No sentido denotativo ou literal, as palavras são encontradas no dicionário. Segundo https://dicionario.priberam.org, “piranha” significa peixe voraz e de perigosa mordedura que ataca em cardumes homens e animais. Já no sentido conotativo ou figurado, os vocábulos obtêm definição além do seu sentido próprio, em conformidade com a circunstância em que são empregados. De acordo com: www.sinonimos.com.br, “piranha” é a mulher que exerce a prostituição. É chamada de prostituta, meretriz, rameira, puta. Além disso, é a mulher que se comporta de modo considerado devasso ou imoral.


Bezerra da Silva 

No ano de 1979, a canção “Piranha” foi composta e interpretada por José Bezerra da Silva(23/02/1977 a 17/01/2005), conhecido como Bezerra da Silva. O senhor Bezerra foi cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musicais coco e samba. Ele representou os “morros e as favelas”, ficou famoso em todo país por retratar em suas canções (desigualdade, pobreza, fome, insegurança, discriminação...) encontradas dentro das comunidades. O sambista teve suas obras marcadas por linguagem direta e carregadas de críticas sociais.

Ouça a canção "Piranha" Bezerra da Silva e Genaro

A canção “Piranha” é ato real percebido por Bezerra nas camadas da sociedade. O hit é marcado por linguagem conotativa e recheada de metáforas, Silva foca a questão da falsidade e do fingimento, não somente no contexto afetivo, como também apreciação à sociedade de modo geral. Além disso, aborda a temática da traição e da deslealdade, não apenas no âmbito amoroso, mas também como crítica à sociedade de maneira geral.


Acompanhe a letra da canção "Piranha"

O refrão “Piranha não dá no mar, piranha / Somente na água doce se apanha” indica possibilidade de ser compreendido como menção ao fato de que os indivíduos falsos e desleais, tal como as piranhas, são identificados em locais característicos, recomendando que a sociedade dispõe de “águas doces” onde essa forma de conduta é vulgar. A repetição do refrão destaca a mensagem de atenção para se ter cautela com pessoas maldosas.


A canção expõe o drama de um homem enganado e explorado por uma mulher, chamada depreciativamente de “piranha”. O interprete da canção conta como a senhora deleitou-se da sua condição financeira e o deixou “sem vergonha”, depois de absorver tudo o que possuía.  Por fim,  “Piranha” retrata as temáticas da violência contra as mulheres e o machismo, repercutindo a profundidade e as diferenças existentes no século XX e na atualidade. Embora seja uma música de samba marcada pela empolgação e alegria de Bezerra da Silva, a canção faz reflexão dura e desafiadora a respeito dos relacionamentos e dos princípios morais.

Sérgio Lopes Jornalista

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário