quinta-feira, 7 de março de 2024

Achismo

As pessoas fanáticas pelo ("Big Brother Brasil", Luiz Inácio Lula da Silva , Jair Messias Bolsonaro, Gustavo Lima, Neymar Júnior, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Wesley Safadão, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro,  Vasco da Gama, Palmeiras, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Rede Globo, Rede Record, Sistema Brasileiro de Televisão, Pastor, Padre...), os palpiteiros de plantão, os donos da verdade, os julgadores da internet  estão em todos os lugares.  A sociedade atual tornou-se refém do achismo. Segundo o portal rulete.com.br,  achismo significa fundamentação de uma ideia, de um conceito,  de um julgamento,  somente em opinião ou palpite.

 

O "Eu acho" é  utilizado por muitas pessoas. Uma parte considerável é doente com as redes sociais,  nunca sentou no banco de uma faculdade, em tempo algum fez curso técnico, jamais realizou especialização,  não tem hábito de ler, não sabe escrever, não participa de congresso,  não fala outro idioma, não acompanha as notícias e tendências, não aposta em cursos livres e rápidos . Eles pensam que têm conhecimento profundo por todos os temas comentados e adoram acionar a ferramenta "google". 


Qualquer indivíduo opina a respeito de qualquer assunto,  tendo como fundamento sua própria concepção e propósito.  Na maior parte dos casos,  essa elaboração de suposições é realizada sem nenhum tipo de argumentação e explicação.  O achismo faz com que  os colaboradores de áreas distintas percam a confiança.  A Internet é o campo fértil para que os "entendidos" afirmem algo sem ter conhecimento ou embasamento. Enfim,  fontes duvidosas devem ser ignoradas. Opte por fontes fidedignas! 

                                                                       Sérgio Lopes  Jornalista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário