quarta-feira, 20 de março de 2024

Conselho

 


O famoso ditado popular “se conselho fosse bom ninguém dava, vendia" representa a desconsideração de muitos com recomendações, ensinos, avisos, dicas, sugestões, observações e lições passadas por pessoas que direcionam e orientam. O avô, a avó, o pai, a mãe, o tio, a tia, o irmão, a irmã, o amigo, a amiga, o padrinho, a madrinha trazem ensinamentos para uma vida melhor e com mais propósito. Alguns exemplos relevantes de conselhos são: “Escute e respeite os seus pais e aproveite os momentos em família”. “Siga o seu próprio caminho e faça acontecer”.  “Conheça lugares e pessoas de diferentes culturas”. “Valorize as pessoas” “Faça trabalho voluntário” “Permita-se errar”. “Não acredite em tudo que você ouve, não gaste tudo o que você tem e durma tanto quanto você queira”.

“Quando disser "Eu te amo" seja verdadeiro”. “Nunca ria dos sonhos de outra pessoa”. “Em desentendimentos, brigue de forma justa. Não use palavrões”. “Não julgue pessoas pelos seus parentes”. “Fale devagar, mas pense com rapidez”. “Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: "Por que você quer saber?". “Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos”. “Ligue para sua mãe”. “Quando você se der conta que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias”. “Lembre -se de três R's: respeito por si próprio, respeito pelo próximo, responsabilidade por suas ações”. “Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade”. “Sorria ao atender o telefone, a pessoa que estiver ligando perceberá isso em sua voz”.

“Case com alguém que você goste de conversar. Ao envelhecerem, suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra”. “Passe mais tempo sozinho”.  “Abra seus braços para mudanças, mas não abra mão de seus valores”. “Lembre-se de que o silêncio às vezes é a melhor resposta”. “Leia mais livros e assista menos TV”. “Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás poderá aproveitá-la mais uma vez”. “Confie em Deus, mas tranque seu carro”. Em conclusão, os bons conselhos que recebemos podem contribuir para aperfeiçoar nossa passagem pela Terra, livrar dos equívocos e, de modo consequente, aprimorar nosso desempenho. Seja nas relações profissionais ou pessoais.

Sérgio Lopes Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário