terça-feira, 9 de janeiro de 2024

A Educação Básica Pública

 

Servidores da Educação e Professores mal remunerados, ausência de docentes formados na área de atuação,  estrutura física das instituições de ensino sem aplicação de capitais, sala de aula superlotada, privação de livro didático, carência de material didático (lápis, caderno, recurso de ensino) e rumo indevido de recursos podem ser considerados entraves que se manifesta prontamente no valor da educação.


Ademais, a desordem de discentes e a agressividade com colegas, professores, servidores. Bem como, famílias desagregadas, uso de álcool ou drogas, gravidez indesejada, condições financeiras precárias das famílias, trabalhos ilícitos realizados por alguns alunos, retenções seguidas ou evasão escolar são encaradas como adversidades do ensino básico público.


A maior parte dos brasileiros estudou ou ainda estuda em escola pública de educação básica. É evidente que as dificuldades desta sejam mais irrefutáveis e nítidas do que as dificuldades das escolas particulares. Os estabelecimentos de ensino público sentem a necessidade de transformações imediatas em sua base, o que passa por uma melhoria geral da educação pública.


A Educação Básica pode usufruir de bons espaços? Há muito descuido implicado na maneira como a educação básica pública é enxergada no Brasil? As vagas (Pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio) são de responsabilidade do Estado, para o cumprimento destas viabilidades, são essenciais as escolas públicas. Todavia, para honrar com a lei atual, independente de disponibilizar vagas...


É imprescindível um olhar diferenciado a respeito da educação básica pública brasileira, sobretudo o reconhecimento. As Instituições de Ensino são primordiais no processo educacional, e também um direito da sociedade. Portanto, não podem ser admitidas como inconveniente para o Estado, porém esperança de futuro promissor dos estudantes por meio do conhecimento e da cultura.

Sérgio Lopes Jornalista

 

 

4 comentários:

  1. Caro camarada, conhecedor da educação básica pela pro´ria vivência profissional você elenca muito bem os vários problemas comuns à educação brasileira nos dois primeiros parágrafos. A partir do seu texto me ponho a refletir sobre as causas destes problemas, me parece que possuem duas questões na raiz desses problemas; um individualismo exacerbado e a criminalização do servidor público.

    Essas duas características próprias de uma visão de mundo ultra liberal que ganhou espaço nas últimas décadas aliadas ao fato de que a educação pública para todos é fato bem recente faz com que as pessoas, de modo geral, reivindiquem serviços públicos de qualidade apenas quando estão buscando eles e com muita frequência tratem os servidores públicos como privilegiados, mais do que isso, como usurpadores de recursos públicos, como ladrões que levam no mole seus impostos suados. Enquanto olharmos o Estado como ambiente exclusivo da corrupção (como se ela não fosse praticada para favorescer entes privados) e o servidor público como um inimigo, jamais teremos servgiços públicos de qualidade.
    A educação sofre em especial com essa visão porque seus efeitos não são sentidos de imediáto, como na segurança pública, por exemplo. Além disso, assim como a saúde, é serviço público que atende a quem não tem para onde correr, atende aos mais humildes.

    ResponderExcluir
  2. Os serviços públicos não sâo eficientes. Pagamos os tributos, mas eles vão para o ralo da corrupção. Os servidores públicos, sobretudo, os professores da educação básica, eles são heróis, em um sistema cruel e opressor. Por fim, os menos favorecidos economicamente necessitam dos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde querido Sérgio. A educação pública já está sucateada há tempos, e sim, alguns professores profissionais comprometidos, se fazem de heróis no ambiente educacional. Importante ressaltar que além do próprio descaso das esferas superiores na hierarquia governamental, as famílias que deste serviço necessitam, também não estão valorizando como deveriam, o Sistema Educacional Público. Realidade triste, que nos limita a atingir o grande público de alunos que circulam por todas as escolas públicas, que poderiam TRANSFORMAR A REALIDADE, e ao contrário, estão fazendo das escolas uma extensão da própria casa, se portando e se relacionando com toda a comunidade escolar como se relacionam com seus familiares. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade minha querida amiga Jane, a jornada de trabalho do magiistério não está fácil. Os professores precisam ser valorizados e respeitados.

      Excluir