segunda-feira, 22 de junho de 2026

Fé útil

 

As religiões são diversas e todas merecem respeito. O direito de crer ou não crer, é inegociável. Ainda assim, em determinadas estruturas de poder religioso, o que se observa não é apenas fé, mas também fanatismo e intolerância. Embora se repita que o julgamento pertence a Deus, parte dos grupos religiosos adota práticas que negam esse princípio: intolerância, legitimação de discriminações sob justificativa espiritual, crença inquestionável, pressão por conversão e controle moral travestido de fé. Em certos contextos, a religião deixa de ser espaço de espiritualidade e passa a operar como mecanismo de autoridade. A verdade se torna monopólio, lideranças se tornam intocáveis e o dissenso é tratado como ameaça. Nesses ambientes, a devoção permanece visível, mas valores como empatia, tolerância e solidariedade tornam-se secundários, quando não descartáveis. No fim, ocupar um banco em um templo é simples. Difícil é ocupar o lugar do respeito ao outro. Nem toda fé proclamada resiste ao teste básico da convivência humana.

Sérgio Lopes Jornalista

Texto publicado no Blog dos Letrados Desalienados (blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e liberdade.

2 comentários:

  1. Jesus veio.para resgatar todos. Mais nen todos os receberam. Sirvo a Jesus com amor. O preço que Ele pagou na cruz foi o maior amor que ele teve humanidade. Agora citar versículo isolado e heresia. A escritura sagrada diz que temos que congregar . Jesus diz : Como é bom e suavel que os irmãos vivam em união. Amo esta no templo louvando e glorificando a Deus. Mais louvo a Deus em tudo. Em tudo fou graça.

    ResponderExcluir
  2. Jesus veio.para resgatar todos. Mais nen todos os receberam. Sirvo a Jesus com amor. O preço que Ele pagou na cruz foi o maior amor que ele teve humanidade. Agora citar versículo isolado e heresia. A escritura sagrada diz que temos que congregar . Jesus diz : Como é bom e suavel que os irmãos vivam em união. Amo esta no templo louvando e glorificando a Deus. Mais louvo a Deus em tudo. Em tudo fou graça.

    ResponderExcluir