quarta-feira, 24 de junho de 2026

Modelo Associativo do futebol brasileiro é viável ou não?

 

Ronaldo fenômeno teve carreira vitoriosa, marcada por talento e disposição dentro de campo. Fora das quatro linhas,  o craque trabalhou na gestão de clubes.  A experiência com o Cruzeiro Esporte clube demonstrou a realidade do futebol nacional. O modelo associativo é predominante no país, ou seja, a maioria das equipes são associações civis sem fins lucrativos.  A organização de poder é ligada aos associados (sócios).  Eles são responsáveis pela escolha de conselheiros e direção. Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo são exemplos. À vista disso,  o modelo associativo é viável ou não? As  administrações amadoras ,  a irresponsabilidade de alguns dirigentes, o acúmulo de dívidas bilionárias  têm levado times tradicionais à beira da falência. A gestão profissional ,  a rigidez do controle  financeiro , a transparência com os sócios-torcedores  podem ser o caminho para o êxito.

                       Sérgio Lopes Jornalista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário