segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A Cegueira da Governação

O Padre português Antônio Vieira foi um dos mais célebres personagens do século XVII, teve papel relevante na política, e exerceu a função de escritor e orador da Companhia de Jesus. O religioso Vieira apoiou, incansavelmente, os direitos dos grupos indígenas... Ademais, lutou contra a arbitrariedade e a escravidão dos índios... 

A Cegueira da Governação

Padre Antônio Vieira in "Sermões"

Príncipes, Reis, Imperadores, Monarcas do Mundo: vedes a ruína dos vossos Reinos, vedes as aflições e misérias dos vossos vassalos, vedes as violências, vedes as opressões, vedes os tributos, vedes as pobrezas, vedes as fomes, vedes as guerras, vedes as mortes, vedes os cativeiros, vedes a assolação de tudo? Ou o vedes ou o não vedes. Se o vedes como o não remediais? E se o não remediais, como o vedes? Estais cegos. Príncipes, Eclesiásticos, grandes, maiores, supremos, e vós, ó Prelados, que estais em seu lugar: vedes as calamidades universais e particulares da Igreja, vedes os destroços da Fé, vedes o descaimento da Religião, vedes o desprezo das Leis Divinas, vedes o abuso dos costumes, vedes os pecados públicos, vedes os escândalos, vedes as simonias, vedes os sacrilégios, vedes a falta da doutrina sã, vedes a condenação e perda de tantas almas, dentro e fora da Cristandade? Ou o vedes ou não o vedes. Se o vedes, como não o remediais, e se o não remediais, como o vedes? Estais cegos. Ministros da República, da Justiça, da Guerra, do Estado, do Mar, da Terra: vedes as obrigações que se descarregam sobre vosso cuidado, vedes o peso que carrega sobre vossas consciências, vedes as desatenções do governo, vedes as injustiças, vedes os roubos, vedes os descaminhos, vedes os enredos, vedes as dilações, vedes os subornos, vedes as potências dos grandes e as vexações dos pequenos, vedes as lágrimas dos pobres, os clamores e gemidos de todos? Ou o vedes ou o não vedes. Se o vedes, como o não remediais? E se o não remediais, como o vedes? Estais cegos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Barão Vermelho













No ano de 1981, a Banda Barão Vermelho foi fundada na cidade do Rio de Janeiro. O líder e vocalista Cazuza (Agenor de Miranda Araújo Neto), o guitarrista Frejat (Roberto Frejat), o baterista Guto Goffi (Flávio Augusto Goffi Marquesini), o tecladista Maurício Barros (Maurício Carvalho de Barros) e o baixista Dé (André Palmeira Cunha) formaram um dos grupos de rock mais notáveis do Brasil. Algumas canções como: (“Por Você”, “Bete Balanço”, “Amor, Meu Grande Amor”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “O Poeta Está Vivo”, “Puro Êxtase”, “Maior Abandonado” atravessaram décadas e ainda continuam atuais... Curtam o vídeo e a letra da canção “Maior Abandonado”!

Sérgio Lopes (Jornalista, Professor e Especialista em TV, Cinema e Mídias Digitais)


Maior Abandonado (Barão Vermelho)

Cazuza




Maior Abandonado (Barão Vermelho)

Cazuza

Eu tô perdido

Sem pai nem mãe

Bem na porta da tua casa

Eu tô pedindo

A tua mão

E um pouquinho do braço


Migalhas dormidas do teu pão

Raspas e restos

Me interessam

Pequenas porções de ilusão

Mentiras sinceras me interessam

Me interessam, me interessam

 

Eu tô pedindo

A tua mão

Me leve para qualquer lado

Só um pouquinho

De proteção

Ao maior abandonado

 

Teu corpo com amor ou não

Raspas e restos me interessam

Me ame como a um irmão

Mentiras sinceras me interessam

Me interessam

 

Migalhas dormidas do teu pão

Raspas e restos

Me interessam

Pequenas poções de ilusão

Mentiras sinceras me interessam

Me interessam, me interessam

 

Estou pedindo

A tua mão

Me leve para qualquer lado

Só um pouquinho

De proteção

Ao maior abandonado


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Quem são os culpados????

 

A hipocrisia, a arrogância, a bajulação, a babaquice, o fanatismo, o baixo salário, a falta de oportunidade, a fome, a sede, o desemprego, o subemprego, a corrupção, a pobreza, as greves, o analfabetismo, a desigualdade social, a discriminação, o racismo, a falta de informação, a falta de professores nas escolas, o assistencialismo, o voto de cabresto, a alienação e a futilidade são marcantes na sociedade brasileira. Todos esses problemas são de responsabilidade da burguesia, do povo, dos políticos, dos eleitores, da classe artística, dos líderes religiosos, dos fanáticos políticos e religiosos, dos jogadores de futebol, dos donos dos meios de comunicação??? Quem são os culpados????

Sérgio Lopes (Jornalista, Professor, Especialista em TV, Cinema e Mídias Sociais)