sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

A hegemonia do futebol europeu





O Fluminense tomou chocolate do Manchester City,  o placar foi de 4 X 0 para o time inglês. O resultado confirma o título mundial do City e o 
abismo entre  o futebol da Europa  e da América do Sul. Na atualidade, os europeus são imbatíveis... Eles têm mais (investimento,  patrocínio, estrutura) em relação ao futebol sul-americano.

Em um passado recente,  as equipes brasileiras venceram times europeus.  Nossos craques fizeram a diferença.  Infelizmente, os tempos mudaram , estamos sendo massacrados e humilhados pelas megas equipes da (Espanha,  Alemanha,  Inglaterra).

Dificilmente,  os times brasileiros e da América do Sul  vencerão o futebol do velho continente.  Não podemos ser hipócritas e  não vamos criar ilusões. Não acreditem nos delírios  da Rede Globo exaltando o pífio futebol nacional.  Enfim,  o cenário futebolístico do país é assustador. Enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou  casa do  7 X 1, comandar o futebol deste país , todas equipes estão fadadas ao fracasso.  O Fluminense tomou goleada e as outras equipes brasileiras também tomarão.  Nas próximas edições,  o mundial de clubes contará com mais times europeus.  Vexame à vista,  pobre futebol brasileiro!

Sérgio Lopes Jornalista 

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Parabéns Goianá

 


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Goainá é localizado na Zona da Mata Mineira, possui área Territorial 152,039 km², população residente de 4053 pessoas e densidade demográfica 26,66 hab/km². No dia 21 de dezembro de 1995, a cidade se emancipou de Rio Novo MG.  Da emancipação até 2023, Goianá passou por processo de reconstrução. O aeroporto Regional da Zona da Mata (IZA), também chamado de Presidente Itamar Franco, está localizado em Goianá e atende toda a região. Muitas coisas podem ser resolvidas na cidade, as situações mais complexas são tratadas em Juiz de Fora MG. O povo goianaense tem saúde, educação, comércio e esporte...  O sistema de saúde apresenta: Unidade Básica de Saúde Álvaro Rabelo de Vasconcelos (Posto de Saúde), Programa Saúde da Família (PSF) e Rede Farmácia de Minas (Farmácia Popular).

As instituições de ensino (Escola Estadual Tolomeu Casali, Escola Municipal Prefeito José Loures Ciconeli, Escola Infantil Pingo de Gente) atendem aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Goainá possui rede de comércio diversificada:  lojas de roupas e calçados, mercados, academias, quitandas, churrascaria, restaurantes, lanchonetes, bares, autoescolas, barbearias, manicures e pedicures, cabelereiros, materiais de construção, perfumaria, padarias, dentre outros. Na parte esportiva, várias modalidades (ginástica, futebol, yoga, natação, voleibol dentre outros) estão disponíveis gratuitamente para população.

Além disso, os moradores e visitantes podem desfrutar (lazer, entretenimento, cultura, religião, natureza). A vida noturna goianaense proporciona momentos de diversão, socialização e descontração. Na praça central da cidade, pode se sentar no banco, conversar tranquilamente, aspirar o ar puro e deixar as crianças brincar...  Nos bares e restaurantes da cidade, podemos tomar chopp, cerveja, refrigerante, suco gelados. Bem como, comer filé de tilápia, batata recheada, churrasco, comida japonesa, salgado, sanduíche... No âmbito da cultura, a União Musical Gustavo Ribeiro e o Centro cultural podem ser definidos como bens preservados que possui valor incalculável para a história da cidade.  Ademais, o carnaval de Goianá é uma fusão de ritmos e euforia, sempre marcado por blocos caricatos, shows, área de lazer.... 

No campo da religião, os fiéis católicos e evangélicos participam ativamente de celebrações, cultos e eventos religiosos...   Como é a natureza de Goianá? O Criador foi muito generoso, ele nos presentou com uma dádiva chamada “Serra de Santana”, localizada na fazenda Fortaleza de Sant’Anna, com espécies de fauna e flora peculiares da Mata Atlântica. Além do mais, há vários outros locais cercados por área verde. Em conclusão, as virtudes humanas marcantes da população goianaense (conservadorismo, simpatia, perseverança, humildade, disciplina, honra, comprometimento, simplicidade, respeito, resiliência, justiça, dedicação, paciência) foram primordiais para o progresso da cidade. Parabéns, Goianá. Seus 28 anos de emancipação nos enchem de felicidade, verdade e sentimento, porque sabemos que sua história nos traz força para vencer os desafios atuais e fé para enfrentar o futuro com a cabeça erguida dos vencedores.

Sérgio Lopes Jornalista

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Acreditar

 

No dicionário,  o vocábulo "acreditar" significa: aceitar,  admitir,  crer, confiar, reconhecer....  Nós dias atuais,  ainda podemos acreditar....  Você acredita na política e nos políticos?  Você acredita na religião e nos líderes religiosos? Você acredita no fanatismo e nos fanáticos?  Você acredita na Suprema Corte e nos ministros? Você acredita na rede social e nos influenciadores? Você acredita na justiça brasileira e nas autoridades do judiciário? Você acredita no futebol e nos jogadores? Você acredita na Segurança Pública e nos agentes? Você acredita no sistema de saúde e nos profissionais? Você acredita no funcionalismo público e nos servidores? Você acredita na imprensa e nos jornalistas? Você acredita na educação e nos professores?  Você acredita em Deus e nos seus mandamentos? Você acredita na propaganda e nos produtos? Você acredita na sociedade e nos cidadãos? Você acredita na família e nos familiares.  Você acredita na empresa e nos empresários? Você acredita na música e nos músicos? Você acredita no livro e na leitura?  Você acredita no sistema de transporte e nas rodovias? Você acredita na contravenção e no jogo do bicho? Você acredita na indústria do cinema e nos filmes? Você acredita no turismo e na diversão? Você acredita nas drogas e no tráfico? Você acredita na hipocrisia e nos hipócritas? Você acredita na realidade e nos verdadeiros? Você acredita no comércio e no produto? O brasileiro é livre para expressar suas ideias   seus sentimentos e suas opiniões . Contudo,  a maioria esmagadora prioriza suas vontades e seus interesses pessoais.   O que vale é atingir o objetivo , acreditar ou não acreditar,  é questão de escolha. 

Sérgio Lopes Jornalista 



terça-feira, 19 de dezembro de 2023

A manga

Na minha infância,   a minha mãe é a minha avó me ensinaram  a comer manga.  Tenho memória afetiva daqueles tempos.  Eu e meus irmãos aguardávamos ansiosamente o verão,  época das mangas. Havia duas mangueiras em nossa casa, todas as manhãs, corríamos até o terreiro para catar as mangas. 

O meu pai também nos ensinou duas técnicas para apanhar manga. A primeira foi encostar o bambu gigante no fruto maduro , quando fazia isso,  a manga caia no chão....  A segunda foi espetacular,  nosso pai subia na mangueira e balançava....  Nós enlouquecíamos com a fantástica chuva de manga. 

O nosso estoque de manga sempre foi surreal. A solidariedade marcou definitivamente a vida da minha mãe, da minha avó e do meu pai. Eles doaram mangas para muitas pessoas da nossa cidade... Todos os dias, lambuzávamos os rostos e sujávamos as camisas. Em alguns verões,  primos e primas  nos visitavam. Eles apreciavam a fartura de mangas...



Minha mãe e minha avô frequentemente fizeram suco e doce de manga, porém exageraram no açúcar.  Nós  nunca preocupamos com isso.  Sempre gostamos de tomar um suquinho e comer um docinho. 


O tempo é cruel e nada dura para sempre.  Minhas amadas ( mãe e avó) já faleceram.  Oh saudade sufocante!  As duas mangueiras da nossa casa não existem mais.  Dois primos morreram,  a maioria  não passa mais férias conosco.  Meu pai está aqui firme e forte, graças a Deus! Um irmão gosta muito de manga ainda,   o outro , eu não sei.  Eu não gosto de doce de manga. Eu adoro suco de manga sem açúcar e amo manga.  A manga é  uma doce memória para nós. 

Sérgio Lopes Jornalista 

domingo, 17 de dezembro de 2023

O Emprego

A maioria dos brasileiros precisa trabalhar para pagar as despesas, somente a minoria recebe remuneração elevada. Independente de salário, há insatisfação geral com os empregos do país.  

A qualificação profissional garante  boa colocação?   O empenho e a dedicação valorizam o trabalho?  O trabalho enobrece a alma? Infelizmente,  milhões de colaboradores estão perdendo a saúde,  sobretudo,  a mental. 

O abandono da carreira e a buscca por outro ofício podem ser alternativas,   todavia é necessário coragem e dedicação.  Muitos temem e outros arriscam.  Enfim,  a mudança de área profissional é um desafio. 

Sérgio Lopes  Jornalista 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

O Amor

 

O amor é o sentimento nobre da vida.  O maior poeta da literatura ocidental, o português Luís Vaz de Camões, deu uma definição universal para o amor, em um trecho do seu famoso soneto: “Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente”.


Além de Camões, o cantor brasileiro Renato Russo, (líder da eterna Legião Urbana), fez também reflexão a respeito do amor, na canção Pais e Filhos: “É preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há”.


Vários outros nomes da arte e da cultura já expressaram a relevância do amor.  Mas não importa a posição social do indivíduo, o amor está presente na vida de todas as pessoas e em todos os lugares. O significado do amor é Deus, dedicação, carinho, afeto, desejo, zelo, dignidade....  O amor vale a completude da nossa existência.

Sérgio Lopes Jornalista


quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O arco-íris




Nos tempos de infância, eu  nunca encontrei o arco-íris. Semprei olhei para baixo e odiei a chuva. Demorei, mas aprendi a admirar a importância dos dias chuvosos  e a infinitude do céu. 


Um dia desses,  acordei cedo e tive o privilégio de ser presenteado com o magnífico arco-íris.  As sete cores me deixaram fascinado. Senti a leveza do ar,  percebi a alegria do alto, contemplei o fascínio dos pássaros e visualizei uma ponte  ligando o céu a terra. 



Infelizmente, muitas pessoas,  na maioria das vezes,  não celebram a magia e  a plenitude do belíssimo fenômeno da natureza chamado arco-íris.  Porém,  eu tive o prazer de acompanhar.... Obrigado Universo, por este momento maravilhoso.

Sérgio Lopes Jornalista 

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

A televisão

 





A televisão surgiu no Brasil, em 1950, junto com a TV Tupi. O responsável foi o empresário e jornalista Assis Chateaubriand, a tevê brasileira tem 73 anos.... Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma rede de televisão é “um conjunto de estações geradoras e respectivos sistemas de retransmissão de televisão com abrangência nacional e que veiculam uma mesma programação básica”. Ainda de acordo com a Anatel, algumas das principais redes de televisão do Brasil são: TV Globo: fundada em 1965, é a maior rede de televisão do país, com sede no Rio de Janeiro. Rede Record: fundada em 1953, é a segunda maior rede de televisão do país, com sede em São Paulo. SBT: fundada em 1981, é a terceira maior rede de televisão do país, com sede em Osasco. Rede Bandeirantes: fundada em 1967, é a quarta maior rede de televisão do país, com sede em São Paulo. Rede TV : fundada em 1999, é a quinta maior rede de televisão do país, com sede em Osasco. Além dessas, existem outras redes de televisão no Brasil, como a TV Cultura, a TV Brasil, a TV Gazeta, a CNT, entre outras...



Titãs Televisão

A senhora Televisão evoluiu?  Quais foram as suas contribuições para nosso país? A influência que a tevê executa sobre o pensamento das pessoas é uma das principais críticas relacionadas às emissoras de televisão. O trecho da canção Televisão da banda paulista Titãs " A televisão me deixou burro, muito burro demais. Agora todas as coisas que penso, me parecem iguais” expressa a realidade do protagonista em declarar que ficou burro por incumbência da televisão. 



Alguns programas atuais das emissoras de tevê relevantes do país são de qualidade duvidosa e marcados por (grosseria, falta de respeito, conflito, baixaria, desconforto, indisposição). Alguns exemplos são:  Rede Globo (Encontro e Família Paraíso), SBT (Fofocalizando e A Infância de Romeu e Julieta), Rede Record (O Hora do Faro) dentre outros.  O veículo de comunicação de 73 anos deixou milhões de brasileiros burros demais, porém já produziu coisas boas...  Todavia, enfrenta a concorrência com os canais fechados e a internet. Portanto, o entretenimento gratuito ainda reina supremo nos lares de milhões de telespectadores brasileiros.

Sérgio Lopes Jornalista

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Uma saudação afetuosa

 



Professor Marcus Almeida Curso de Cuidador de Idoso (SENAC -MG  Coronel Pacheco). 
      Alunos do Curso de Cuidador de Idoso.

Admirado professor Marcus Almeida, que emoção agridoce é esta que estamos sentindo neste instante. Estamos contentes pela conclusão do curso de Cuidador de Idoso, porém de uma só vez ficamos tristes também pelo término da jornada.

Seu caráter e empatia são exemplos que seguiremos na nossa profissão. Os seus ensinamentos foram os mais corretos que poderíamos desejar e as suas demonstrações de conhecimento, nós levaremos por toda existência.

Sabemos que nossa história não termina por aqui, é apenas o encerramento de uma relação de professor e alunos. Mas é o início de uma encantadora afeição e estima, durante o tempo que não estaremos juntos.

Estamos convictos que irá continuar a cativar seus alunos e todas as pessoas à volta por vários e iluminados anos. No decorrer de toda nossa vida, nós garantimos que iremos sempre lembrar os acontecimentos e fatos magníficos que vivemos nos três meses de curso. Os vinte e três corações dos alunos do Curso de Cuidador de Idoso de Coronel Pacheco batem acelerados e felizes.

Querido professor Marcus Almeida, você faz parte não somente da nossa formação profissional, mas também da nossa formação humana.  Aprendemos com você os valores: (amor, amizade, bondade, confiança, fraternidade, honra, honestidade...) Os nossos mais sinceros agradecimentos pelo aprendizado, pela experiência, pela vivência, pelo aviso e pelo alerta. Receba esta modesta homenagem , com muita consideração  e ternura!

Sérgio Lopes Jornalista

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Ô Rio de Janeiro do meu saco!

 

                   Imagem reprodução internet: Praia de Copacabana Rio de Janeiro


Milhões de brasileiros tornaram-se alucinados, doentes, extasiados, tentados, seduzidos, alienados, fascinados, desvairados, insanos, tresloucados e enlouquecidos pelo Rio de Janeiro.  Eles  perdem o juízo com a cidade maravilhosa, ficam deslumbrados com: Corcovado, Pão de Açúcar, Santa Tereza, Lapa, Maracanã, Jardim Botânico, Lagoa Rodrigo de Freitas, Floresta da Tijuca, Feira de São Cristóvão, Cristo Redentor, Praias...


                              Imagem reprodução internet: assalto no  Rio de Janeiro


Porém muitos não admitem, não sabem, ignoram ou fingem fechar os olhos para   a violência intensa da cidade. O jornalista policial, radialista, apresentador de televisão e político brasileiro, Luiz Carlos Alborghetti, mais conhecido apenas como Alborghetti, falecido em 09 de dezembro de 2009, disse a seguinte frase: “Ô Rio de Janeiro do meu saco!”. A indignação do jornalista representou a voz contra a violência na capital carioca. 

Imagem reprodução internet: Luiz Carlos Alborghetti  

Alborghetti nervoso

Muitas famílias do Rio de Janeiro são e foram traumatizadas e destruídas por vários episódios violentos. A escalada da violência parece não ter fim na cidade maravilhosa. No dia 02 de dezembro de 2023, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, zona sul carioca, o Brasil ficou chocado pelas cenas de selvageria e brutalidade, um homem foi agredido e ficou desacordado.


Imagem reprodução: internet.  Marcelo Rubim Benchimol sofreu agressão. 

O idoso Marcelo Rubim Benchimol é espancado por bando.

Segundo o https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias, o empresário Marcelo Rubim Benchimol, 67, foi agredido enquanto tentava ajudar uma mulher que havia sido assaltada no local instantes antes e foi atacado pelos suspeitos. A movimentação começou quando os suspeitos perseguiram uma senhora que passava pela calçada carregando sacolas. Cerca de cinco rapazes a rodeavam. Ela correu para tentar fugir, mas foi alcançada e teve seus itens levados…

Imagem reprodução internet. Covardia contra idoso.

Ainda de acordo com https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias, próximo ao local onde a mulher foi encurralada, surgiu um homem para tentar defendê-la. Ele vestia camiseta branca e bermuda azul. Em seguida, outras pessoas do bando se juntaram ao ataque ao homem. Após ser golpeado, o empresário caiu em um vaso de plantas. Após se levantar, ele ainda levou chutes, foi empurrado e caiu desacordado no chão. Os criminosos se reuniram em volta dele para checar bolsos e tomar pertences. Eles fugiram…

Imagem reprodução internet. Violência sem fim no Rio de Janeiro.

Nos dias atuais, as autoridades do Rio de Janeiro podem vencer a guerra entre facções de narcotraficantes, tiroteios, roubos, mortes?  O estado e a cidade do Rio de Janeiro precisam de suporte das Forças Armadas? Os turistas e os moradores poderão comemorar tranquilamente as festas de final de ano? Como será a segurança no réveillon em Copacabana?


Imagem  internet. Até o Cristo Redentor que se proteger da violência no Rio de Janeiro.

Por fim, a violência é um caso intricado no Rio de Janeiro, retrata elementos como imprecisão do poder judiciário em conservar um sistema inflexível de condenação aos crimes violentos, tráfico de drogas, aumento da circulação de armas, milícias, destruição familiar, desigualdade socioeconômica, educação e segurança precárias

Sérgio Lopes Jornalista

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

A humildade intelectual de Moisés Coppe

 


Moisés Abdon Coppe
Frase reflexiva de Moisés

O poder do controle emocional à vista de eventos extenuantes e inconvenientes, a competência de adaptar diante de novos cenários ou transformações, a capacidade de criar, a habilidade de se identificar com outras pessoas e o interesse pelo ambiente natural são características marcantes de Moisés Abdon Coppe. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, porém teve e ainda tem andança intensa pelo Brasil, seja nas capitais ou interior (São Paulo, Espirito Santo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Coronel Pacheco dentre outros) e também pelo mundo (Paris – França). Moisés é profissional altamente qualificado com elevado nível de conhecimento e vasta experiência. O seu valor reconhecido é fruto de muitos anos de estudo e prática.

As habilidades e competências de Moisés Coppe
Frase reflexiva de Moisés
A formação acadêmica de Coppe é :  Doutorado em Ciências da Religião, (2010 – 2014), Universidade Metodista de São Paulo,  Mestrado em Ciência da Religião, (2007 – 2009),  Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialização em Estudos Wesleyanos (2006 – 2007), Universidade Metodista de São Paulo, Aperfeiçoamento em Formação em Psicodrama,  Instituto Brasileiro de Psicanálise, Terapia de Grupo e Psicodrama, Graduação em Psicologia ,(2015 – 2020),  Faculdade Estácio de Sá, Graduação em Bacharel em Teologia ,(2005 – 2005), Centro Universitário Academia - UniAcademia e Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Eletromecânica ,(1984 – 1986),  Instituto Federal de Educação e Tecnologias (Juiz de Fora).

O palestrante Moisés
Ênfase na Psicologia Humanista Existencial

O empenho, a dedicação e a colaboração de Coppe possibilitaram e precisamente possibilitam resolver as contrariedades mais árduas, contribuindo para o avanço de (empregadores, instituições, organizações, corporações, casas, associações, parcerias, empresas, pessoas).  Moisés Coppe é Psicólogo Clínico com ênfase Existencial, Psicólogo no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social de Coronel Pacheco – MG), Psicodramatista, Palestrante, Teólogo, Professor Universitário, Professor de Educação Básica, Doutor e Mestre em Ciências da Religião.

"Deu ruim! Mas vai melhorar!" é um livro que vai revelar muito sobre mim!

Frase reflexiva de Moisés
Ademais, é Escritor e já produziu os livros: (“Crônicas de uma Alma Subversiva”, “Piedade Responsabilidade Política”, “Discipulando Vidas em Nome de Jesus”, “Deu ruim! Mas vai melhorar!”, “A Casa Eterna Conversas Com Rubem Alves”, “Juventude na Estrada - Considerações para uma Ação Pastoral” dentre outros). É membro da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora - LIGA JF, membro do Conselho do Instituto Rubem Alves, membro da ONG Koinonia - Presença ecumênica e serviço, membro do grupo de estudos, "A Clínica em Sartre", coordenado por Valdemar Augusto Angerami (Escritor e poeta).


Além disso, Moisés é blogueiro. Ele é autor do Blog “Faça o Amor Acontecer”, aliás, a sugestão é ler o blog dele, (link: Faça o Amor Acontecer (moisescoppe.blogspot.com)), que é muito legal e como ele mesmo define: “O que é o amor? Me fizeram essa pergunta! E eu não tinha nenhuma resposta pronta. Ao contrário, fiquei confuso com a questão e me pus a refletir sobre o significado dessa expressão que abarca diversos sentimentos e reações físicas no corpo. Li e reli diversos poemas. Me percebi envolto pelas tramas e romances diversos que me trouxeram emoções. Ouvi e cantei músicas. A somatória de todas essas expressões era ainda, para mim, uma gota d’água no meio do oceano”. Em conclusão, Moisés Abdon Coppe se destaca por seu intelecto, pela sua competência ou percepção. Mas sobretudo, na virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade.

Sérgio Lopes Jornalista

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

De melhor time do mundo a humilhação da série B

 



O Santos Futebol Clube encantou todos os torcedores do mundo, na década de 1960. O estilo de jogo ofensivo e habilidoso, as goleadas nos adversários, a exibição em várias partes do planeta, o inacreditável (conseguir parar guerra), as conquistas e o rei do futebol (Pelé) são características marcantes do Esquadrão Imortal. Edson Arantes do Nascimento (Pelé), o maior jogador de futebol de todos os tempos, e demais craques santistas conquistaram 23 títulos. 


Segundo https://medium.com/@365Esportes/, a equipe do Santos da década de 1960, comandada por Pelé. Em apenas uma década ganhou 23 títulos, sendo 2 Mundiais Interclubes (1962 e 1963), 2 Libertadores da América (1962 e 1963), 1 Supercopa Sul-Americana (1968), 1 Recopa Mundial (1968), 5 Taças Brasil, atualmente reconhecidas como Campeonatos Brasileiros (1961, 1962, 1963, 1964 e 1965), 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também reconhecido como Campeonato Brasileiro (1968), 3 Torneios Rio-São Paulo (1963, 1964 e 1966) e 8 Campeonatos Paulistas (1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968 e 1969).




Ainda de acordo com o https://medium.com/@365Esportes/, a equipe base ao longo da década de 60 foi: Gilmar; Lima (Carlos Alberto Torres), Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Dorval; Mengálvio (Clodoaldo), Coutinho (Toninho Guerreiro), Pelé e Pepe (Edu). Técnicos: Lula e Antoninho. Esse esquadrão simplesmente estraçalhou as defesas adversárias, marcando muitos gols todos os jogos, fazendo história em estádios históricos, como a Vila Belmiro, o Maracanã, o Pacaembu, e até o San Siro e o Estádio da Luz. Até uma guerra esse time conseguiu parar, quando foi excursionar pela África. Equipes do mundo inteiro tentavam desafiar o Santos constantemente, inclusive as equipes mais poderosas da Europa, sendo o Santos muitas vezes vitorioso desses confrontos.


Entretanto, após o auge da década de 1960, o time paulista viveu sem conquistas relevantes... Em 2002, (Léo, Elano, Alex, Diego e Robinho) ganharam o campeonato brasileiro, após vitórias por 2 X 0 e 3 X 2 sobre o Corinthians. Em 2004, o Santos conquistou o campeonato brasileiro de pontos corridos. No ano de 2010, liderados por (Neymar, Ganso, Robinho), a equipe praiana conquistou a inédita Copa do Brasil.  O primeiro jogo derrotou o Vitória da Bahia por 2 x 0 e perdeu o segundo por 2 x 1.  Em 2011, conquistou a Copa Libertadores da América. Em Montevidéu, ocorreu empate sem gols com o Peñarol. Em São Paulo, o peixe venceu por 2 X 0.



No dia 29 de dezembro de 2022, o maior ídolo da história, Pelé, morreu aos 82 anos...  No campeonato de 2023, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) batizou como Brasileirão Rei, em homenagem a Pelé. Nos últimos anos, para aumentar ainda mais a agonia santista, o time elevou suas dívidas, montou elencos fracos, fez trocas intensas de treinadores, contou com gestões ruins e sentiu muito a morte do Rei Pelé. O golpe de misericórdia foi concretizado no dia 06/12/2023, o Santos perdeu para o Fortaleza, por 2 x 1, o time foi rebaixado para segunda divisão do futebol brasileiro.



Segundo o Jornalista Cosme Rimoli, do portal https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli, “o lance consolidava um namoro de três anos, da péssima administração de Andrés Rueda. Com certeza, um dos piores presidentes da história do Santos. Só aumentou as dívidas. Não conquistou um título sequer. E trouxe a agonia de o clube passar de eterno candidato a conquistas a ter a humilde ambição de não ser rebaixado. Desde que Rueda assumiu estes foram os treinadores. Ariel Holan (12 jogos), Fernando Diniz (31 jogos), Fábio Carille (27 jogos), Fabián Bustos (30 jogos), Lisca (8 jogos), Odair Hellmann (34 jogos), Paulo Turra (7 jogos) e Diego Aguirre (5 jogos). Marcelo Fernandes comandou o time 15 partidas, até a derrota vexatória de ontem”.  As conquistas épicas, os craques inesquecíveis, os dribles desconcertantes, os grandes jogos nunca serão apagados da memória do torcedor. Portanto, a humilhante queda de divisão do Santos mancha a grandeza do clube e seu vínculo eterno com o Rei Pelé.

Sérgio Lopes Jornalista