quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Quando todos forem promessas, ouse ser atitude

Resultado de imagem para caça ao votos dos pobre
Imagem: tribunamaxacali

          No dia 16 de agosto de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o início da propaganda eleitoral, sendo definido que o primeiro turno acontecerá no dia 07 de outubro de 2018 e o segundo turno dia 28 de outubro de 2018.  A maioria esmagadora dos candidatos as eleições que pleiteiam aos cargos de: Presidente da República, Senador da República, Governador dos (Estados e do Distrito Federal), Deputado Federal, Deputado Distrital e Deputado Estadual exerceram mandatos durante quatro anos, não fizeram projetos que contribuíram para o desenvolvimento do país. Muitos foram ou são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Diante desta possível realidade, os políticos já começarão a percorrer por todos os lugares do país, na busca exacerbada por votos.
Resultado de imagem para caça ao votos dos pobre
Imagem: paulista 40 graus

          No corpo a corpo com os eleitores e nas propagandas eleitorais gratuitas do rádio e da tevê sempre fazem as mesmas promessas.  O candidato promete que “a defesa das minorias sociais e o descontentamento com a política tradicional são bandeiras defendidas. A minha candidatura é uma alternativa ao esquerdismo no Legislativo. O meu governo terá preocupação com a educação, saúde, imposto sobre grandes fortunas, as pautas de promoção da dignidade humana como: (a criminalização da homofobia e o combate ao machismo e racismo). Além disso, no meu mandato vai atrair mais investimentos e trazer melhores níveis de emprego e bem-estar aos moradores de determinada região ou estado. Bem como:  governança satisfatória; atenção especial ao efeito de estratégias de progresso com questões ambientais e sociais; inovação; melhoria da infraestrutura”. 
Resultado de imagem para candidato promete e não cumpre charge
Imagem Duke - Folha 

          Diante das promessas dos candidatos as eleições 2018, a região ou estado terão plenas condições de progredir e retornar aos dias de gloria e contribuir para minha unidade da federação evoluir nacional e internacionalmente? O Brasil tornará o país do futuro? O candidato da velha política tradicional que vai ser eleito em (outubro de 2018) não cumprirá as promessas feitas durante a campanha. Assumirá um novo mandato e continuará usufruindo de todas regalias inerentes ao cargo. Continuará trancado dentro dos gabinetes fechados com ar condicionado, cercados por grande quantidade de pessoas bajuladoras, incompetentes e desprovidas de inteligência. O político eleito não será punido nos casos de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Já o eleitor que está sendo ludibriado na campanha eleitoral 2018, no ano de 2019, certamente, continuará com problemas na (saúde, emprego, educação, segurança pública, transporte).
Sérgio Lopes (Jornalista e Professor)


sábado, 25 de agosto de 2018

Não somos filhos da pátria


Resultado de imagem para rui barbosa o desvalorizado
Imagem: Mises Brasil

               Nelson Rodrigues (1912 – 1980) foi jornalista, escritor e dramaturgo... Afirmava que “o povo brasileiro é acometido da síndrome do vira-lata”. Para Nelson, um produto nacional só é considerado bom, em nosso país, depois de receber o aval do exterior. Há os que prestaram e ainda prestam papeis relevantes no Brasil, porém não foram e não são valorizados. Sendo que muitos obtiveram ou obtém êxito fora do país, ou pior, passaram a ser reconhecidos, após a morte. Algumas personalidades não foram compreendidas pelos seus contemporâneos, seja por falta de recurso financeiro, seja por timidez, seja por injustiça...  Segundo Carlos Henrique Cardim, autor do Livro “A Raiz das Coisas, Rui Barbosa: O Brasil no Mundo”, Rui Barbosa (1849 – 1923) é um dos maiores homens públicos da história do Brasil. Tem presença marcante tanto na política externa, como na política interna do país.

Resultado de imagem para  lima barreto homem esquecido
Imagem: SlidePlayer
               Ainda de acordo com Cardim, no cenário político brasileiro, Rui foi o primeiro Ministro da Fazenda na República e foi candidato derrotado duas vezes à presidência do Brasil. No cenário internacional, exerceu a função de Delegado do Brasil à Segunda Conferência da Paz de Haia, em 1907. Barbosa marcou a entrada do Brasil na política mundial, sendo considerada sua grande e única vitória em vida. Já dois poetas brasileiros conhecidos do público, (Lima Barreto e Oswald de Andrade), somente obtiveram pleno reconhecimento no plano interno postumamente. Conforme o portal https://g1.globo.com, Afonso Henriques de Lima Barreto (1881 – 1922) foi um jornalista e escritor carioca que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e outros. Porém, a maior parte de sua obra foi redescoberta e publicada em formato de livro, após a morte.
Resultado de imagem para oswald de andrade
Imagem: http://blogdoeliomar.com.br/

               Já o paulistano José Oswald de Sousa de Andrade (1890 – 1954) foi escritor, ensaísta e dramaturgo. Segundo o portal https://g1.globo.com, Oswald foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu em São Paulo. Ainda de acordo com o portal,
nos dias atuais, o poeta é conhecido como um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro, o escritor foi incompreendido pela sociedade de sua época - que também não aceitava e não compreendia o modernismo proposto por ele. Guca Domenico, autor do livro “Breve História da Bossa Nova”, declarou que “E, inegavelmente, o jeito de tocar violão de João Gilberto era diferente. Seu canto natural, discreto, funcionava pelo avesso, fazendo com que todos o notassem. Isso era bossa nova, muito natural". João Gilberto tem 87 anos e é um dos criadores da Bossa Nova. 
Resultado de imagem para joão gilberto bossa nova
Imagem: Jovem na Mídia

               Em matéria divulgada, em julho de 2018, no site https://entretenimento.uol.com.br, aos 87 anos, João Gilberto está sem endereço fixo e sem poder sequer usar o telefone. Ele está sob interdição parcial, ou seja, não pode viver a plenitude de seus atos e direitos. Ainda de acordo com o https://entretenimento.uol.com.br,   a filha mais velha do músico, Bebel Gilberto, move desde o ano passado um processo de interdição do pai, motivada pela idade avançada e pela precária situação financeira em que vive – ele chegou a ser despejado do apartamento em que vivia no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, por dever anos de aluguel... Há muitos outros exemplos de famosos que não tiveram reconhecimento, mas é relevante enfatizar também, que milhões de anônimos, estão espalhados por todo território nacional sem oportunidade... Trabalham, estudam, pagam impostos, ajudam desenvolver o país . Enfim, muitos homens inteligentes vivem no ostracismo e são comandados por pessoas incompetentes, bajuladoras e burras.

Sérgio Lopes (Jornalista e Professor)