Imagem: sergioaperon.com.br |
O
mês de outubro será marcado pelas eleições municipais em todo território
nacional, o voto consciente é considerado atitude primordial para melhorias
futuras nas cidades brasileiras. Há prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que
estão tentando a reeleição e outros que buscam os cargos pela primeira
vez... Nas eleições municipais
anteriores, a propaganda eleitoral durava noventa dias. Na sucessão municipal
deste ano de 2016, os candidatos terão direito a quarenta e cinco dias para
fazerem as propagandas.
Imagem: www.blogdocarloseugenio.com.br |
A
jornada iniciou no dia 16 de agosto... Nos 5.568 municípios do país (capitais,
cidades grandes, médias e pequenas), os políticos começaram realizar comícios,
distribuir material gráfico e organizar (passeatas e carreata). Contudo, o que mais
impressiona os eleitores é a capacidade que muitos têm de fazerem sempre as
mesmas promessas faraônicas. Afirmam categoricamente que vão gerar empregos, melhorar
a gestão da saúde, investir pesado na educação, criar moradias para a população
carente, combater a violência.
Imagem: Imagem: www.v15.com.br |
Além
disso, uma boa parte dos homens e mulheres espalhados por todo Brasil que
desejam os cargos de (vereador, prefeito e vice-prefeito) usam artifícios
políticos para chamar a atenção do eleitor. Muitos andam com carros de som com
jingles, utilizando paródias de mau gosto de sucessos momentâneos recentes de qualidade duvidosa. Por fim, a maioria dos nossos políticos incorporam o
espírito publicitário medíocre desde as músicas de campanha até as frases
copiadas há anos. As campanhas de muitos candidatos tornam-se uma prática
arcaica e retrógrada com ataques pessoais aos adversários por meio de folhetos
publicitários e cartas sem autoria assumida por nenhum grupo político.
Sérgio Lopes