domingo, 31 de março de 2024

Páscoa


A páscoa é vida nova, apesar da inocência e da ansiedade das crianças no consumo de ovos e bombons, e também o exagero e a gula de muitos adultos pelo chocolate... O domingo de páscoa significa a celebração do amor,  do perdão,  da união familiar,  da luz, da reflexão. Bem como, a  ressurreição de Jesus Cristo na caminhada pela salvação da humanidade.  Eis algumas mensagens para comemorar a vitória de Cristo.

                    Sérgio Lopes Jornalista 






sábado, 30 de março de 2024

Pessoas Educadas


Gentileza, civilidade, atenção,  obséquio,  urbanidade,  doçura,  distinção, fineza, polidez, suavidade,  cortesia, modos, maneiras,  amabilidade,  delicadeza,  finura, graciosidade, afabilidade são características marcantes das pessoas educadas. 

Não há nada melhor do que relacionar ou ter oportunidade de conversar com indivíduos educados. Eles não reclamam,  não criticam, não impõem suas opiniões , não fazem críticas, fofocas, dramas.

Os educados cumprimentam e elogiam as pessoas, escutam os outros,  respeitam as opiniões, são acessíveis e , extremamente,  gentis.  Em suma, o contato com homens e mulheres bem educados possibilitam melhorias em nossas vidas. 

                                                                 Sérgio Lopes Jornalista 

sexta-feira, 29 de março de 2024

Piranha

 

Piranha peixe carnívoro de água doce

No sentido denotativo ou literal, as palavras são encontradas no dicionário. Segundo https://dicionario.priberam.org, “piranha” significa peixe voraz e de perigosa mordedura que ataca em cardumes homens e animais. Já no sentido conotativo ou figurado, os vocábulos obtêm definição além do seu sentido próprio, em conformidade com a circunstância em que são empregados. De acordo com: www.sinonimos.com.br, “piranha” é a mulher que exerce a prostituição. É chamada de prostituta, meretriz, rameira, puta. Além disso, é a mulher que se comporta de modo considerado devasso ou imoral.


Bezerra da Silva 

No ano de 1979, a canção “Piranha” foi composta e interpretada por José Bezerra da Silva(23/02/1977 a 17/01/2005), conhecido como Bezerra da Silva. O senhor Bezerra foi cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musicais coco e samba. Ele representou os “morros e as favelas”, ficou famoso em todo país por retratar em suas canções (desigualdade, pobreza, fome, insegurança, discriminação...) encontradas dentro das comunidades. O sambista teve suas obras marcadas por linguagem direta e carregadas de críticas sociais.

Ouça a canção "Piranha" Bezerra da Silva e Genaro

A canção “Piranha” é ato real percebido por Bezerra nas camadas da sociedade. O hit é marcado por linguagem conotativa e recheada de metáforas, Silva foca a questão da falsidade e do fingimento, não somente no contexto afetivo, como também apreciação à sociedade de modo geral. Além disso, aborda a temática da traição e da deslealdade, não apenas no âmbito amoroso, mas também como crítica à sociedade de maneira geral.


Acompanhe a letra da canção "Piranha"

O refrão “Piranha não dá no mar, piranha / Somente na água doce se apanha” indica possibilidade de ser compreendido como menção ao fato de que os indivíduos falsos e desleais, tal como as piranhas, são identificados em locais característicos, recomendando que a sociedade dispõe de “águas doces” onde essa forma de conduta é vulgar. A repetição do refrão destaca a mensagem de atenção para se ter cautela com pessoas maldosas.


A canção expõe o drama de um homem enganado e explorado por uma mulher, chamada depreciativamente de “piranha”. O interprete da canção conta como a senhora deleitou-se da sua condição financeira e o deixou “sem vergonha”, depois de absorver tudo o que possuía.  Por fim,  “Piranha” retrata as temáticas da violência contra as mulheres e o machismo, repercutindo a profundidade e as diferenças existentes no século XX e na atualidade. Embora seja uma música de samba marcada pela empolgação e alegria de Bezerra da Silva, a canção faz reflexão dura e desafiadora a respeito dos relacionamentos e dos princípios morais.

Sérgio Lopes Jornalista

 

quinta-feira, 28 de março de 2024

Chico Xavier

O filantropo, médium, escritor,  Francisco Cândido Xavier,  conhecido como Chico Xavier (02/04/1910 a 30/06/2002), foi o mais relevante ícone do espiritismo.  Divulgou para o mundo a Doutrina Espírita através dos livros psicografados. 

Chico Xavier desprendeu dos bens materiais e sempre priorizou colaborar com  os mais necessitados, não apenas  os miseráveis , mas  também milhões de espírito,  sobretudo,  o apoio de palavras. 

O diálogo,  o respeito,  o  amor ao próximo,  a empatia,  a bondade,  a simplicidade de coração,  a benevolência,  a solidariedade,  a humildade foram qualidades marcantes na vida do médium. 

Em síntese,  Chico Xavier representa a verdadeira espiritualidade.  Os ensinamentos, os exemplos e os livros produzidos serão para sempre padrão digno de ser seguido em sua obediência,  recusa,  singeleza,  simplicidade,  despretensão e amor à humanidade. 

                    Sérgio Lopes Jornalista 

quarta-feira, 27 de março de 2024

Arrogância

A arrogância é conduta autoritária, fútil,  insolente,  orgulhosa,  vaidosa,  soberba,  prepotente,  grosseira em relação às pessoas.  Os arrogantes acreditam estar acima de outros indivíduos, na vida (profissional,  pessoal, financeira).  Além disso,  adoram se exibir e sempe tratam todos com desdém.

Muitos profissionais de áreas distintas são narcisistas e têm o nariz empinado.  Alguns consideram se um ser superior,  um deus ou semideus. Eles nunca erram,  não aceitam críticas e são,  extremamente, insuportáveis.

Milhões de brasileiros, inevitavelmente, precisam lidar  com os seres arrogantes.  O que fazer?  Superar a arrogância com bom humor,  confiar no trabalho,  colaborar sempre que possível,  ter pena , escolher ser feliz podem ser alternativas para sobreviver nas relações com os arrogantes. 

Por fim , o poder deles é imenso e soberano. Eles permanecerão  impondo as vontades,  os desejos, os anseios, as humilhações, as injustiças,  as desonras... Todavia,  a derrota dos arrogantes terá desfecho assustador como : a depressão,  as doenças complicadas e a morte precoce. 

                     Sérgio Lopes Jornalista 





terça-feira, 26 de março de 2024

Você é Cristão ou Religioso?

 

Conforme o site https://www.respostas.com.br, cristão significa “seguidor de Cristo”. É uma pessoa que ama a Jesus, aceitou-o como seu Salvador e obedece aos seus mandamentos. Um verdadeiro cristão segue Jesus de todo coração, não apenas por tradição. Os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de “cristãos” em uma cidade chamada Antioquia (Atos dos Apóstolos 11:25-26). Este nome, pejorativo naquela altura, ficou popular e se tornou o nome “oficial” dos seguidores de Jesus. Ainda de acordo com https://www.respostas.com.br, cristão representa discípulo ou imitador de Cristo. Os cristãos acreditam que Jesus é o Cristo prometido, o Salvador do mundo (Mateus 16:15-16). Ele veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados, que nos afastavam de Deus. Assumiu o nosso lugar morrendo na cruz e ressuscitou. Agora todos que se arrependem de seus pecados e aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador podem viver uma vida nova com Ele! Jesus liberta do pecado e da condenação. 


Já religioso tem religião e vive conforme as normas e condutas de uma doutrina religiosa.  Segundo o pastor e bispo Joseph Mattera,  da Igreja Ressurreição do Brooklyn, em Nova Iorque,  alguns indícios constatam se há em você um espírito religioso:  você julga as pessoas pela aparência, você tenta ganhar o amor e a salvação de Deus, você tenta se conformar com aparente santidade, sem transformação interior, você é sempre crítico sobre a vida de outras pessoas com Deus,  seus relacionamentos cristãos mais próximos são baseados apenas em atividades ministeriais, você executa deveres cristãos, mas não tem nenhuma paixão ou fome de Deus, você deseja posição e honra na igreja mais do que a honra de Deus,  sua identidade está enraizada em um estilo de vida do cristianismo, em vez de em Cristo, você sabe sobre a verdade de Jesus, mas não sobre o caminho de Jesus e você aparenta ter senso de justiça, mas interiormente está cheio de raiva e ressentimento. Você releva estes sinais?  Enfim, diante das explicações, você é cristão ou religioso?

Sérgio Lopes Jornalista

segunda-feira, 25 de março de 2024

É realidade da vida atual

 

No século XXI, milhões de pessoas passam horas de suas vidas conectadas nas telas dos computadores e no WhatsApp .  Muitos acham que estão antenados  com o mundo, conhecem  todas as áreas do conhecimento,  são especialistas em qualquer tema, fazem  o possível e  o impossível para obter engajamentos e curtidas, possuem milhões de "amigos". A realidade das pessoas é diferente das redes sociais.  A perfeição  do mundo virtual é utópica. 
Além disso, as amizades  da vida real também podem ser marcadas por interesses pessoais e hipocrisias. Alguns são amigos do político para conseguir indicação de emprego ou regalias,  do chefe da empresa para obter vantagens,  do endinheirado para curtir festas badaladas, do dono das terras para  melhorar o salário.  Enfim,  quando alguém passa por algum drama pessoal,  doença grave e  dificuldades financeiras.... Os amigos do Instagram,  do Facebook,  das baladas , da Universidade, da Prefeitura,  da Câmara Municipal,  do cotidiano nunca apoiaram você.  Nós momentos dramáticos,  a ajuda virá de Deus,  dos seus pais e dos cônjuges fiéis e sinceros. 

                     Sérgio Lopes  Jornalista 

domingo, 24 de março de 2024

Reflexão

A família é a instituição mais valiosa do mundo.  Os valores humanos são aprendidos e desenvolvidos no meio familiar. A valorização,  o amor , a união, o  respeito,  a celebração,  o apoio são fundamentais entre os familiares.  Viva intensamente sua família,  ela é dádiva de Deus.


Muitas pessoas vivem no mesmo meio social , tornam -se amigos e  fazem coisas parecidas.  Contudo,  alguns conseguem destaque e  melhoram suas condições de vida...  Tenha cuidado!  Os "amigos" não querem o seu sucesso.  Eles são falsos e fingem torcer por você. 


Vocês  fizeram viagens,  frequentaram festas, eventos e comemorações,  trabalharam  no projeto da empresa,  assistiram aos jogos, participaram do futebol ...  Um determinado dia, você  não apareceu.  Passou um semana e nada.... Um mês não comunicou,  um ano, cinco anos, dez anos...  O sujeito desapareceu,  ele não  é seu amigo. Ou melhor,  ele nunca foi seu amigo. 
O Ensino dos pais são fundamentais. Não deixe de escutá-los.  Os conselhos do pai e da mãe fazem a diferença nas nossas vidas. 
                      Sérgio Lopes Jornalista 


sábado, 23 de março de 2024

Agora é a hora do Joãozinho Jornalista


João Valdomiro de Jesus Perpétuo  ou simplesmente Joãozinho Jornalista , ele tem 57 anos, mora em Belo Horizonte,  é mineiro da região do Vale do Rio Doce.  Nasceu em Peçanha,  mas foi criado em Virgolândia.   Em 1984,  com apenas 18 anos, transferiu-se para Belo Horizonte,  tornou-se belo-horizontino de coração.  

João Valdomiro de Jesus Perpétuo

A vida na capital foi marcada por muito  trabalho e estudo.  Teve longas e cansativas jornadas ,  exerceu as funções de faxineiro,  servente de pedreiro,  repositor de supermercado,  chapa de caminhão,  metalúrgico... Além disso,  sempre no período noturno,  após dia desgastante,  Joãozinho completou o Ensino Médio e obteve o sonhado diploma de Jornalista. 


O baixo salário,  a exploração do trabalho,  a esperança do futuro promissor através dos estudos fizeram João viver intensamente a realidade de milhões de trabalhadores pobres.  Diante desta realidade, Joãozinho decidiu andar de ônibus por todas as regiões de Minas Gerais para trabalhar com publicidade. 

Joãozinho Jornalista 

Conheceu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, autoridades,  sobretudo,  o povo mineiro.  Joãozinho Jornalista percebeu os anseios, as frustrações das pessoas mais necessitadas, as prioridades,  as dificuldades,  os sofrimentos.


Enfim,  Joãozinho Jornalista tornou-se  representante da população mineira.  A defesa dos professores,  a preocupação com o meio ambiente, as cobranças abusivas de tributos,  o caos da saúde e da  educação, as obras inacabadas  dos hospitais regionais, e todos os problemas enfrentados pelos habitantes de Belo Horizonte são nobres causas defendidas por João Valdomiro de Jesus Perpétuo. 

                       Sérgio Lopes Jornalista 




sexta-feira, 22 de março de 2024

Valores Humanos



Os princípios éticos e morais podem ser definidos como valores humanos.  Eles direcionam a vida dos indivíduos,  estabelecem as decisões relevantes,  asseguram boas relações entre os homens. Além disso, fazem parte da preparação do aprendizado e da maneira de interagir com a comunidade.  

Alguns exemplos de valores humanos são: tolerância,  liberdade,  amor,  honra,  responsabilidade,  justiça,  honestidade,  humildade,  respeito,  empatia,  ética,  senso de justiça,  educação.

Em conclusão,  a reflexão a respeito de cada valor humano é primordial. Aplicá_los em nossas vidas com sabedoria é positivo e, consequentemente,  muda a forma de percepção do mundo. 

                 Sérgio Lopes Jornalista 


quinta-feira, 21 de março de 2024

Os Mandamentos da Lei de Deus

 

Os Dez mandamentos ou decálogo são 10 regras definidas por Deus. O intuito primordial é a existência adequada, pertinente, própria, conveniente, congruente, capaz, conforme, apropriada, oportuna, propícia, acertada, apta, satisfatória, devida, cabida, cabível, compatível, justa e efetiva. Os Dez Mandamentos foram escritos em tábuas de pedras e entregues a Moisés. Eles podem ser encontrados no livro de Êxodo, capítulo 20. Eis os Mandamentos: 1 Amar a Deus sobre todas as coisas e não ter outros deuses. 2 Não fazer ídolos nem imagens para adorar. 3 Não tomar o nome de Deus em vão. 4 Descansar no sétimo dia e dedicar esse dia a Deus. 5 Honrar pai e mãe. 6 Não matar. 7 Não cometer adultério. 8 Não furtar. 9 Não dar falso testemunho contra seu próximo. 10 Não cobiçar as coisas de seu próximo.


A obediência aos mandamentos é uma maneira de agradar a Deus. De acordo com Jesus, o principal mandamento é: “amar a Deus com tudo que somos” e o segundo é: “é amar seu próximo como a si mesmo”. Entretanto, a sociedade atual é caracterizada por transformações políticas, econômicas, sociais, culturais, científicas, tecnológicas entre países e regiões do planeta.  No mundo globalizado, quem acredita em Deus? Como viver a fé no século XXI?  A tecnologia avançou, a ciência multiplicou, a cultura expandiu e a qualidade de vida aperfeiçoou espantosamente.


Ainda que muitos não tenha acesso ao progresso obtido, viver a crença inabalável em algo no mundo contemporâneo é, sincronicamente, uma fascinante façanha e uma enorme provocação. A religião do século atual precisa passar por reformas, sobretudo, os líderes religiosos. Alguns têm esquecido os conceitos de simplicidade e são extremamente radicais em suas decisões. Muitos fiéis comuns também não estão livres da obrigação de tornar melhor a vida, rejeitando nos impetuoso a realizar atos que desonram as normas do evangelho. Enfim, se nada for feito, permaneceremos na condição em que Jesus nos revelou existir; cegos, nus, miseráveis e pobres.

Sérgio Lopes Jornalista

quarta-feira, 20 de março de 2024

Conselho

 


O famoso ditado popular “se conselho fosse bom ninguém dava, vendia" representa a desconsideração de muitos com recomendações, ensinos, avisos, dicas, sugestões, observações e lições passadas por pessoas que direcionam e orientam. O avô, a avó, o pai, a mãe, o tio, a tia, o irmão, a irmã, o amigo, a amiga, o padrinho, a madrinha trazem ensinamentos para uma vida melhor e com mais propósito. Alguns exemplos relevantes de conselhos são: “Escute e respeite os seus pais e aproveite os momentos em família”. “Siga o seu próprio caminho e faça acontecer”.  “Conheça lugares e pessoas de diferentes culturas”. “Valorize as pessoas” “Faça trabalho voluntário” “Permita-se errar”. “Não acredite em tudo que você ouve, não gaste tudo o que você tem e durma tanto quanto você queira”.

“Quando disser "Eu te amo" seja verdadeiro”. “Nunca ria dos sonhos de outra pessoa”. “Em desentendimentos, brigue de forma justa. Não use palavrões”. “Não julgue pessoas pelos seus parentes”. “Fale devagar, mas pense com rapidez”. “Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: "Por que você quer saber?". “Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos”. “Ligue para sua mãe”. “Quando você se der conta que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias”. “Lembre -se de três R's: respeito por si próprio, respeito pelo próximo, responsabilidade por suas ações”. “Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade”. “Sorria ao atender o telefone, a pessoa que estiver ligando perceberá isso em sua voz”.

“Case com alguém que você goste de conversar. Ao envelhecerem, suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra”. “Passe mais tempo sozinho”.  “Abra seus braços para mudanças, mas não abra mão de seus valores”. “Lembre-se de que o silêncio às vezes é a melhor resposta”. “Leia mais livros e assista menos TV”. “Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás poderá aproveitá-la mais uma vez”. “Confie em Deus, mas tranque seu carro”. Em conclusão, os bons conselhos que recebemos podem contribuir para aperfeiçoar nossa passagem pela Terra, livrar dos equívocos e, de modo consequente, aprimorar nosso desempenho. Seja nas relações profissionais ou pessoais.

Sérgio Lopes Jornalista

terça-feira, 19 de março de 2024

Felicidade

 A felicidade não é apenas o carro novo, a casa bela,  a viagem dos sonhos, o dinheiro para fazer o quiser.  A felicidade está também nos acontecimentos  do dia a dia. O nascimento dos filhos, o sorriso da criança,  a união do amor verdadeiro, o beijo da pessoa amada, a refeição em família,  a presença marcante na vida dos pequenos.  Além disso, o amanhecer,  o entardecer,  o anoitecer,  o ar puro, o arco-íris,  o dia chuvoso, o calor escaldante,  o frio terrível, as montanhas e as  paisagens de Minas Gerais, as cidades históricas mineiras, a calmaria do interior de Minas, as praias, o canto do pássaro, o cheiro do café, do pão, da carne, da comida, do perfume, a caminhada ao ar livre,  a corrida matinal,  o exercício na academia,  a leitura de livros e revistas,  a música predileta,  a criação de texto e o cochilo depois do almoço são momentos de felicidade e são mais valiosos que os milhões de reais, euros, libras, dólares.  Muitos consideram as realizações do cotidiano  como chatas e enfadonhas. Entretanto,  elas podem ser instantes de felicidade genuína,  aproveite a oportunidade! Por fim, como disse o mestre Chico Xavier: "A felicidade não vem da posse ou domínio,  mas de um coração sábio e dedicado".

                         Sérgio Lopes Jornalista  

segunda-feira, 18 de março de 2024

Segunda

 

A segunda-feira é detestada pela maioria das pessoas, muitos conseguem destruir ambientes com atitudes deploráveis:  descontar sua raiva nas pessoas à sua volta, falar alto, ofender e desprezar os outros, brigar com todos, estressar com coisas fúteis e banais, passar o dia calado e de cara feia... Por que tanta raiva do segundo dia da semana? Conforme Dr. Dias, PhD em Psicologia Clínica, em um artigo publicado no site da revista Ciência Hoje, “nós odiamos as segundas-feiras porque elas representam o início de uma nova semana cheia de responsabilidades e obrigações que, normalmente, não temos vontade de cumprir”. 


A reclamação referente à segunda-feira tornou-se frequente na vida de muitos brasileiros, mas ela não faz sentido. A população não sobrevive apenas de final de semana e feriado. O trabalho de cada indivíduo e as obrigações semanais carecem manifestar alegria e prazer.  Além disso, é primordial se evidenciar como um trabalhador bem-disposto, comprometido com as tarefas profissionais e que sabe iniciar bem a semana. 


O mau humor, a preguiça, o sono, a lombeira, a apatia, o marasmo, a moleza, a inércia, a indolência, a prostração, o desânimo do primeiro dia útil da semana podem ser superados. Estratégias como focar nas partes do seu ofício ou nos compromissos do dia a dia que você efetivamente aprecia, manter contato com (amigos e colegas de trabalho), fazer alguma atividade física, ler livros e revistas ou até mesmo esclarecer problema de difícil solução. Enfim, certamente, isso possibilitará  postura confiante durante toda semana.

Sérgio Lopes Jornalista

 

domingo, 17 de março de 2024

Filhos


Filho é dádiva de Deus 


De acordo com Versículos de Salmo 127 do livro de Salmos da Bíblia, “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal”. A criação dos filhos tornou-se o maior desafio de nossas vidas. A ponto de ser mais desafiante que a própria profissão. Por mais que orientamos nossos filhos, parte considerável do mundo é descortês. 

Família e benção de Deus  

Muitos deixam rastro de sujeira por onde passa, não se preocupam com o meio ambiente, estacionam veículos nas vagas para (idosos e deficientes), invadem o espaço de outras pessoas, depredam monumentos públicos, desrespeitam o sossego alheio (som alto, gritaria, algazarra), expressam palavras de conteúdo impróprio, chulo, deselegante, ofensivo, desrespeitoso. Ademais, falam sem pensar, falam mais do que ouvem, são facilmente manipulados por qualquer indivíduo, são individualistas, são invejosos, não interessam em aprender coisas novas, não importam com as emoções dos outros. Estes sinais de falta de educação estão espalhados por todos os lugares.  


Diante desta triste realidade, o pai e a mãe devem salientar no progresso integral dos filhos, reconhecendo suas aptidões e estimulando o empenho, ao invés de somente as consequências. Bem como, achar a constância entre admitir que os filhos façam escolhas e direcioná-los. Educar os filhos é missão árdua dos pais. A realidade é que por mais que os responsáveis pela educação das crianças se dedicam, por tamanho que se busque servir de base, sempre poderá ocorrer algo inesperado. As temáticas complicadas de serem discutidas e as desavenças podem ser consideradas mais que elementar jornada sem desvios.  Em conclusão, os privilegiados têm filhos, eles são dádivas e bênçãos de Deus em nossas vidas.

Sérgio Lopes Jornalista

 

sábado, 16 de março de 2024

Tempo

Um segundo, um minuto, uma hora, um dia, uma semana,  um mês, um ano, cinco anos, dez anos, cinquenta anos, oitenta anos passam rapidamente.  O tempo está  voando... O que temos feito com nossas vidas?  Passamos horas nas redes sociais, assistirmos aos péssimos programas de tevê, ouvimos músicas ridículas,  comemos alimentos calóricos,  consumimos muitas bebidas alcoólicas,  brigamos por motivos banais, somos intolerantes e impacientes, defendemos apenas nossos interesses, idolatramos  ( artistas,  cantores, jogadore de futebol,  políticos, religiosos), perdemos noites de sono. Além disso,  trabalhamos de sol a sol, enfrentamos trânsito,  gastamos dinheiro demais... A sociedade está adoecendo,  ninguém tem tempo para mais nada. Até quando viveremos está realidade? 

                     Sérgio Lopes Jornalista 

sexta-feira, 15 de março de 2024

Amigo

 O trecho da canção da América do poeta Miton Nascimento disse : " amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito". Durante nossa passagem pela Terra,  certamente,  teremos amigos.  A infância,  a adolescência,  a juventude,  a fase adulta,  a terceira idade são estágios da vida ...  Geralmente,  a maior parte das pessoas tem a presença de amigos.

Todavia, os verdadeiros  amigos são poucos. Muitas amizades são rompidas por influência de cônjuges, interesses políticos,  ingratidão , falta de caráter, personalidade fraca, arrogância. Alguns já comeram na sua mesa, beberam sua cerveja, dormiram no seu lar, viajaram com você, trabalharam na mesma empresa,  participaram das suas comemorações...

Estas atitudes não configuram amizade. O verdadeiro amigo sempre estará do seu lado. Nos momentos dramáticos da vida : perda de ente querido, dificuldade financeira,  doença grave.  E  também nos períodos de felicidade: festas,  aniversários,  churrascos dentre outros.  Enfim,  valorize os verdadeiros amigos.  Eles são poucos,  porém estará junto com você  e nunca vai abandoná-lo. 

                 Sérgio Lopes Jornalista