Lamentavelmente,
grande parte do povo brasileiro tem graves problemas com educação. A maioria da
população tem baixo nível de escolaridade, a deficiência do sistema educacional
pode ser considerada, em alguns casos, uma das razões primordiais para que
determinados veículos de comunicação divulguem informações de forma manipulada,
parcial e sem credibilidade. As manobras e acordos entre governo e empresas de
comunicação no processo de renovação das concessões de rádio e TV, a morosidade
da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e o Ministério das
Comunicações na fiscalização do sistema de radiodifusão brasileiro contribuíram
para que os proprietários de mídia aumentassem seu domínio e sua influência na
sociedade brasileira.
O
sistema atual de concessão para estações de rádio e TV e a existência nos dias
de hoje de monopólios de comunicação favoreceram aos responsáveis pela imprensa
do Brasil, aumentar ainda mais o seu poder... Em nosso país, um mesmo grupo
pode ser proprietário de rádios, emissoras de TV, revistas e jornais... Os
Marinhos, Abravanel, Saad, Frias, Civita dentre outros respondem pelos grandes
conglomerados de comunicação existente no Brasil. Além de defender interesses
do capital e difundir valores típicos das sociedades de mercado, muitos dos
donos da mídia são também representantes das oligarquias locais. Rede Globo,
Veja, Folha de São Paulo e Rádio Globo são exemplos de veículos que
transformaram-se em verdadeiros ordenadores de código de conduta, para grande
parte do povo brasileiro, através de informações, o que é decretado
praticamente torna “lei” para uma parcela considerada da população
brasileira...
Imagem: http://www.dialogosdosul.org.br |
A concentração de poder nas mãos de poucos garante pleno domínio na sociedade, sendo possível acreditar que os responsáveis pelo rádio, TV, jornal e internet estão em todas as partes do país e suas ações causam enorme influência na vida do brasileiro. A transformação dos veículos de comunicação em grandes empresas, com interesses que vão muito além daqueles propriamente midiáticos, fez da informação definitivamente, uma mercadoria regida pela lógica que comanda o mundo do lucro. Na atualidade, os veículos de comunicação social podem ser considerados a fonte de informações da sociedade capitalista.
Imagem: https://www.youtube.com/ |
Enfim,
podemos concluir que os oligopólios e monopólios de comunicação procedentes de
grupos, empresários, políticos e clãs familiares fazem com que os barões da
mídia brasileira tenham forte influência na sociedade e façam valer sua própria
vontade... Diante deste triste cenário, com os interesses mercadológicos em
jogo, na maioria das vezes, a grande mídia explora a miséria humana, distorce a
verdade, exacerba estereótipos, espetaculariza os fatos, incentiva o consumismo
e o individualismo.
Sérgio
Lopes
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