Na
década de 1940, os pensadores alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer escreveram
o livro intitulado “Dialética do Esclarecimento". A obra destacou pela
primeira vez a expressão “Indústria Cultural”. Afinal, qual é o significado do
termo? Qual é o objetivo? Qual é a característica? Antes das respostas, é
preciso entender que os meios de comunicação de massa são amplamente consumidos
pela indústria cultural feito ferramentas de propaganda. A indústria cultural pode ser considerada meio
de produzir cultura no período industrial capitalista. Designa principalmente, a
situação de arte na sociedade capitalista mercantil, definido por modo de
produção que tem como objetivo o lucro.
Além
disso, algumas características marcantes são: conteúdo feito para consumo
rápido; processo de produção que busca o ganho o grande consumo das massas; influência
marxista que afirma que a economia funciona como impulsionadora da realidade
social; avanços tecnológicos que garantiram a produção e disseminação rápida
das obras produzidas; democratização e maior acesso aos conteúdos produzidos. Outro
termo relevante da chamada indústria cultural é a comunicação de massa. Ela consiste em todos os tipos de expressões
culturais (gastronomia, desenhos animados, moda, séries de televisão, gênero de
dança, revista, música, dentre outros) que são produzidos para alcançar a maior
parte dos consumidores, com o intuito comercial, ou seja, constituir produtos
para consumo.
A
comunicação de massa conserva modelo previsto para consumo instantâneo. A
indústria cultural e a comunicação de massa podem ser usadas como sinônimos.
Ambas têm o propósito de alcançar a maioria das pessoas, desconsiderando
qualquer tipo de separação que possa existir na sociedade de notícias de outros
serviços que “sustentam” os cidadãos. Os meios de comunicação de massa são os
relevantes colaboradores da indústria cultural para propagação da comunicação
de massa, contribuindo no processo de alienação e homogeneização cultural dos
consumidores. Por fim, a indústria cultural e a comunicação de massa não
transmitem valores simbólicos, mas visam o lucro obtido a partir do consumo da
maior quantidade possível de pessoas.
Sérgio Lopes (Jornalista
e Professor)
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