sábado, 22 de abril de 2023

Brasil completa 523 anos

Neste 22 de abril de 2023, o Brasil comemora 523 anos desde a chegada dos portugueses.  No período de 1500 a 1822,  o nosso país foi colônia de exploração. Todas nossas riquezas foram levadas para Europa.  Nosso processo cultural teve influência dos colonizadores de Portugal.  Em mais de cinco séculos de história, nossa nação sofreu transformações políticas,  econômicas,  sociais,  culturais e religiosas. Em pleno século XXI,  quais são nossos valores?  O que representamos para o mundo? O que temos para  comemorar?  O Brasil é o país do futuro? 

Sérgio Lopes  Jornalista e Professor 

14 comentários:

  1. Infelizmente nosso país não há nada a comemorar. Desde seu período colonial, mesmo com mudanças em algumas áreas. O Brasil está longe de alcançar o estrelato de País do Futuro. E sabemos perfeitamente a causa por trás disso. Nosso país foi, é e sempre será governado por quem não almeja seu crescimento e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo Helton, infelizmente, a nossa nação ainda está muito longe do progresso. Há muitss coisas para serem resolvidas na República Federativa do Brasil.

      Excluir
  2. Olá meu amigo Serginho! Esse tópico tem link até mesmo com outros já explorados aqui por você, onde creio que apesar de jovem, nosso país foi explorado durante muito tempo por nações que não deixaram legado proveitoso e isso torna lento o processo evolutivo do Brasil. Não e por acaso que temos poucos empreendedores e a síndrome do vira lata perpetua ainda. O processo e lento mas acredito que em algum momento mudanças profundas na política irão ocorrer e a partir disso novas medidas para educação principalmente poderão mudar esse quadro negativo.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo Evandro, sim, a nossa nação ainda é jovem em relação às nações ricas capitalistas europeias. Elas já enfrentaram as dificuldade que estamos vivendo na atualidade. Creio que ainda seremos o país do futuro. Contudo , o processo é longo..
    Infelizmente, nós não assistiremos ao avanço sonhado para o nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Serginho e cia! Renato Russo já dizia em 1965 duas tribos ("O Brasil é o país do futuro")....Mas ô futuro que não chega, hein?! Rsrs... E infelizmente dificilmente chegará. Muitas coisas impedem que isso aconteça, mas o meu destaque vai para boa parte da classe política, aliada a danosa elite brasileira, que juntos espoliam o país há anos. E se ao menos o povo entendesse o valor da educação para cobrar e se armar adequadamente contra o sistema, me geraria mais confiança, mas isso também está ainda mais longe de acontecer, afinal, muito das vezes, até sem perceber, boa parte do povo é vítima. A tarefa chega a ser cruel, e cabe a nós, educadores, artistas, críticos, pensadores, enfim.... formadores de opiniões, tentarmos alertar o máximo possível e criar uma ambiente mais crítico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo VINICIUS, a futilidade e a alienação reinam supremas no Brasil do abandono. A maioria do nosso povo não tem senso crítico. A classe política e os meios de comunicação de massa dominam as mentes e os corações de muitos brasileiros. Não seremos o país do futuro, ainda levará muito tempo. Infelizmente, nós não viveremos o Brasil do progresso e da prosperidade.

      Excluir
  5. Olá professor Serginho.
    O nosso Brasil tá longe de ser um país de progresso.
    São tantas coisas que poderia está comentando aqui, porém vou fazer um pequeno resumo daquilo q penso;
    Enquanto nossos governantes investe na econômica e financeira do país, a educação regride, apresentando muitos problemas estruturais. Principalmente nas pequenas cidades, o investimento para a educação é mal aplicado e, muitas vezes, as verbas são desviadas.
    Por esse é muitos outros motivos, o nosso país está longe de ser um país desenvolvido até que o descaso com a educação persista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida dona Mércia, a educação no Brasil não é levada a sério. Povo alienado é excepcional para a classe política.

      Excluir
  6. Crescemos aprendendo a aceitar as políticas públicas mesquinhas dos governos! Manifestações inteligentes, organizadas e ordeiras precisam aflorar da sociedade organizada. O brasileiro simples precisa acordar e se engajar no debate público, porque assim ele vai se revoltar quando compreender o quanto é explorado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os desgovernos não fazem as políticas públicas adequadas. Infelizmente, os que realmente precisam, são preteridos pela ganância e o poder de muitos políticos. Infelizmente, eles querem perder os privilégios.

      Excluir
    2. Corrigindo, eles não querem perder os privilégios...

      Excluir
  7. Aliás Sérgio, parabéns pelo excelente trabalho! Isso aqui já é uma atitude de conscientização!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir