Em outubro de 2020, a sucessão
municipal ocorrerá nas cidades brasileiras. Os prefeitos, vice-prefeitos e
vereadores continuarão exercendo os cargos ou poderão perdê-los. Os mandatos
iniciaram no dia 01 de janeiro de 2017 e encerrarão em 31/12/2020. Nos três
primeiros anos, as promessas foram cumpridas? O município evolui? Os prefeitos respeitaram
a constituição? Com menos de um ano para o término, os políticos ainda
conseguirão desenvolver as áreas de saúde, educação, transporte, meio ambiente?
O senhor Prefeito declarou que “o Brasil enfrenta uma crise avassaladora”. O Presidente
da Câmara dos Vereadores afirmou que “o município não tem dinheiro”. O Vice-prefeito
alegou que “a administração anterior quebrou a cidade”. Sempre ouvimos as
mesmas desculpas e aceitamos passivamente... A maioria dos eleitores brasileiros podem ser considerados
responsáveis pelo fracasso administrativo de muitos políticos. Milhões de
eleitores ainda trocam votos por saco de cimento, camisa de time de futebol,
engradado de cerveja, churrasco, dinheiro e cargos comissionados. Há também os
que são fanáticos por prefeitos e vereadores. Sendo que muitos enriqueceram ou
ganham muita grana com esquemas de corrupção... Talvez, seja o motivo principal
de defenderem fervorosamente atos
de improbidade administrativa, atos ilícitos, falcatruas e desvios de verbas
praticados por gestores e parlamentares municipais. O mau eleitor não tem consciência do voto,
despreza a realidade socioeconômica da cidade onde vive, satisfaz ambições
pessoais, não envolve na construção das políticas públicas. Já o mau político é
assistencialista, faz da carreira “profissão”, perpetua no poder, persegue os
que não compactuam com suas ideias, prestigia pessoas incompetentes para
exercerem cargos de confiança, elege os filhos e delega poderes. Os eleitores e políticos ruins já têm estratégias
para o pleito de 2020. O intuito é a reeleição, através da busca incessante do
voto. O carro chefe da propaganda eleitoral é as promessas utópicas... Por fim,
há candidatos que querem promover mudança social e política. O eleitor
consciente deve buscar conhecer as propostas, partido e o passado do candidato.
Sérgio
Lopes (Jornalista, Professor e Especialista em TV, Cinema e Mídias Digitais)
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