As Minas Gerais, o Brasil e o mundo perderam no dia 02 de novembro de 2025, o genial Lô Borges, síntese perfeita entre poesia, sensibilidade e brasilidade. Salomão Borges Filho, nascido em 10 de janeiro de 1952, em Belo Horizonte, Minas Gerais, consolidou-se como um dos grandes mestres da expressão musical do país. Cantor, compositor e instrumentista, personificou a sensibilidade mais pura e humana do Clube da Esquina, criação singular que deu nova alma à MPB combinando lirismo, rock, jazz e influências mineiras.
Sua aliança artística com Milton Nascimento traduziu em notas o silêncio e a poesia das montanhas, no antológico Clube da Esquina (1972), que abriram caminhos para que o som mineiro ganhasse o mundo. Lô era conhecido por sua essência simples, espírito inventivo, amor eterno pelo Cruzeiro Esporte Clube, time amado, lembrado sempre com emoção e sorriso. Sua arte rompeu barreiras geográficas e do tempo, tornando-se referência universal.
A despedida de Lô deixa
um eco de saudade na alma da cultura brasileira, mas também a eternidade de uma
arte que ecoa além da vida, entrelaçado por harmonias que simbolizam o coração
mineiro, a relação cuidadosa e a magnitude do sentimento humano.
Sérgio
Lopes – Jornalista
Texto
publicado no Blog dos Letrados Desalienados
(blogdosletradosdesalienados.blogspot.com), em comemoração aos 10 anos de
resistência crítica e literária do espaço criado pelo jornalista Sérgio Murilo
Rodrigues Lopes, dedicado à palavra como forma de consciência, sensibilidade e
liberdade.



Bom dia Amigo Sérgio, bela e linda homenagem merecida ao nosso eterno ícone da música mineira, música essa que o Lõ conseguiu sintetizar de forma muito sensível o que é Minas Gerais e ser mineiro, somos privilegiado de ter conhecido e ouvir essa grande obra que já está eternizada.tivemos a oportunidade de estarmos juntos e nossos demais amigos, heltinho e Dadau naquele lindo show em JF. Foi muito marcante!
ResponderExcluirBom dia meu amigo Leno, sem dúvida um verdadeiro representante da cultura brasileira . Sim, tivemos a honra e o prazer de acompanhar o magnífico show do Mestre Lô Borges.
ResponderExcluir