O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa paga anualmente por proprietários ou possuidores de veículos para os governos estaduais. Como é calculado o valor do IPVA? Segundo o https://ipva.net/ipva-2023.htm, o valor do IPVA 2023 varia de acordo com o modelo do veículo e ano, geralmente os valores tendem a ser de 1 a 6% do valor total do veículo dependendo do estado como IPVA SP, RJ, MG, BA, RS, PR entre outros. Os valores do IPVA 2023 são diferentes para cada estado brasileiro, sendo determinados pela secretaria da fazenda.
Ainda de acordo com o portal https://ipva.net/ipva-2023.htm, o recebimento do IPVA começa no final de 2023 e se você pagar antecipadamente terá um desconto no abatimento. Aos que pagam parcelado de acordo com o que é estabelecido por cada estado podem também receber descontos, porém quanto mais tempo você leva pra pagar menos desconto recebe. Vale lembrar que caso você não efetue o pagamento seu carro pode ser recolhido mesmo por um dia de atraso.
Diante desta triste e possível realidade, o proprietário de veículos precisa pagar o IPVA. Contudo, a maioria das estradas brasileiras estão em péssimas condições. As pistas são simples, estão cheias de buracos, não há acostamentos, não há pavimentação, as vias não são sinalizadas e traçadas. Além de tudo, os pedágios são caros e há roubo de carga, assalto e violência nas estradas. Em conclusão, o dinheiro arrecado no pagamento do IPVA deveria ser investido nas rodovias brasileiras... Infelizmente, não ocorre investimento. Para onde vai o dinheiro do IPVA?
Sérgio Lopes Jornalista
Não temos nenhum retorno de todos impostos que pagamos
ResponderExcluirInfelizmente, o Brasil é o país dos impostos. Pagamos valores exorbitantes e não temos benefice nenhuma.
ExcluirÉ triste realidade o IPVA no Brasil . É o cúmulo do absurdo. Quem tem rede de carros para andar . Porque há várias impresas que trabalha com vários tipo de automóveis. Se não me engano em Minas ainda tem a taxa do ex governador Itamar. Pais dos imposto. Triste 😢
ResponderExcluirPagamos impostos altos e não temos serviços de qualidade. Pobre Brasil!!!!
ResponderExcluir