segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Somos todos iguais?

 

Foto reprodução: internet

A Constituição Federal Brasileira de 1988 diz que todas as pessoas devem ser tratadas de maneira semelhante perante a lei, no artigo 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Foto reprodução: internet
Todavia, somos distintos, não nascemos parecidos, não temos as equivalentes circunstâncias convenientes, não somos instigados pelas mesmas ideias. Em nosso país, há discrepâncias chocantes entre distintas classes sociais em relação à fome, ao aumento do desemprego, à evasão escolar, à dificuldade de acesso ao ensino...

Foto reprodução: internet

Desde 1500 até os dias atuais, a desigualdade social sempre foi sustentada pela péssima distribuição de renda. Em outras palavras, poucos brasileiros encontram-se em circunstâncias financeiras favoráveis no que se refere à maioria da população. Este posicionamento os concede concentrar mais dinheiro em detrimento do restante do povo.


Foto reprodução: internet

Promover o direito e a igualdade econômica das mulheres, pagar um salário mínimo mais digno, oferecer serviços livres de educação e saúde de qualidade, igualar as remunerações dos pretos e pardos com os brancos podem acabar com as diferenças entre pobres e ricos?

Foto reprodução: internet

Uma sociedade democrática é utópica... Ao passo que milhões de brasileiros vivem a margem dos direitos civis e precisamente são constrangidos, sufocados, humilhados e presos a correntes da intolerância, da implicância, do preconceito, do racismo, da discriminação, da hostilidade, da perseguição, da rejeição, da exclusão. Em síntese, nós não somos todos iguais;

Sérgio Lopes Jornalista

4 comentários:

  1. Parabéns Sérgio Murilo pelo trabalho abraços edyr goncalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo Edyr, um forte abraço.

      Excluir
    2. Começando no mundo nenhuma digitais são iguais,cada um é um não importa a cor, tamanho, raça e classe! Se tivermos um país com educação plena e lei . A maioria de problemas seria menos. Acabar nunca ! Mas eminizava.

      Excluir
  2. Cada indivíduo tem suas peculiaridades, mas os problemas são grandes e as diferenças são reais...

    ResponderExcluir