Charge (imagem pública da internet) |
Entre 1995 a 2002, Fernando Henrique Cardoso foi presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo FHC, o Congresso Nacional aprovou uma emenda constitucional que instituiu, para os cargos executivos, o mandato de quatro anos com uma reeleição. Fernando Henrique veio a ser o primeiro presidente da história do país a ser reeleito em um só turno. No ano de 1994, ele teve papel primordial na elaboração do plano que aniquilou com a hiperinflação. Em 1995, teria de vencer a crise dos bancos originada pelo fim da era inflacionária, no programa que ficou conhecido como Proer.
No ano de 1999, contornou
mais uma ameaça à moeda, quando a mudança para o câmbio flutuante fez disparar
a cotação do dólar, então tido como âncora do real. No setor social, o ex-
presidente Fernando Henrique incorporou os programas de distribuição de renda,
porém encarou situação crítica com a fase difícil no setor energético do
segundo mandato, que gerou um racionamento de energia no País, o chamado
“apagão”. Além disso, a política de aperto fiscal necessária para garantir a
estabilidade impediu um crescimento mais acelerado da riqueza nacional.
Já Luiz Inácio Lula da Silva comandou o Brasil
no período de 2003 a 2010, Lula manteve as bases macroeconômicas dos governos
FHC, porém intensificou os programas sociais e de transferência de
renda, como o Bolsa Família. As medidas possibilitaram a ascensão social da
chamada “classe C”, cujo ingresso no consumo foi o motor – junto com o alto
preço das commodities – do crescimento acelerado na economia doméstica.
Charge (imagem pública da internet) |
Na era Lula foi descoberta a
camada pré-sal de petróleo, o governo do ex-presidente petista ficou marcado
pelo escândalo do mensalão que de acordo com a denúncia da Procuradoria Geral
da República, houve compra de apoio político para a aprovação de projetos do
interesse do governo no Congresso. O Ministério Público denunciou 36 pessoas
pelo mensalão – Lula não foi incluído na ação penal... Enfim, os mandatos dos presidentes contribuíram para o avanço do país ou não acrescentaram nada no
desenvolvimento do Brasil?
Sérgio
Lopes
Sérgio, gostaria de te parabenizar pelo blog.Tenho acompanhado as postagens e tenho gostado muito. Você traz algo que muitos não fazem, mas que é muito importante: A reflexão, o questionamento. Parabéns!
ResponderExcluirOlá minha amiga Letícia,
ResponderExcluirNós somos educadores e sabemos muito bem o quanto está complicado a situação dos nossos alunos e o papel da família na sociedade brasileira. O maior desafio que temos no mundo atual é tentar despertar o senso crítico das pessoas e levá-los a reflexão... A luta é árdua, mas o Blog dos Letrados Desalienados aceitou o desafio... Obrigado pela visita e volte sempre.
Desejo te tudo de bom.
Sérgio Lopes
Olá Sérgio, no cenário político atual penso que para essa pergunta cabe múltiplas respostas! Abraços amigo
ResponderExcluirPrezado Fernando,
ResponderExcluirTanto FHC quanto Lula tiveram acertos e erros. Temos que refletir... Obrigado pela visita e seja sempre bem-vindo no Blog dos Letrados Desalienados.
Desejo lhe felicidade acima de tudo.
Sérgio Lopes
A proposta do BLOGUE DOS LETRADOS DESALIENADOS é altamente relevante nesta ERA DA INFORMAÇÃO (que é também ERA DA DESINFORMAÇÃO), pois a alienação política da população brasileira é um fenômeno social que ajuda explicar os 500 anos de subdesenvolvimento do nosso maravilhoso PARAÍSO TROPICAL e como nos tornamos uma CLEPTOCRACIA (país governado por ladrões do dinheiro público).
ResponderExcluirUm povo se torna POLITICAMENTE ALIENADO quando a grande maioria não quer ou se recusa a participar da vida política e de exercer de fato a sua cidadania. Não reconhece e nem valoriza a força de que realmente dispõe.
Acredito muito no “EFEITO FORMIGUINHA” das atitudes individuais e na comprovada força da ação coletiva. No entanto, é mister, fundamental e urgente, a sua conscientização e envolvimento político.
Mesmo que isso signifique menos entretenimento fútil, menos telenovela alienante da TV GLOBO (A COCAÍNA DAS BRASILEIRAS), menos futebol e menos atenção nas fofocas dos famosos. Não deixe de fazer parte desse processo de mudança, o que resultará, com certeza, em benefícios para todos os brasileiros.
Você, como cidadão ou cidadã inteligente, gostaria de conhecer a realidade tal como ela é, e não como apresenta o poder estabelecido, ou você aceita submisso, sem discutir ou protestar sua CONDIÇÃO DE ESCRAVA OU ESCRAVO MODERNO (ocupação alienante e estressante, sem possibilidades de ascensão, salário não condizente com sua capacidade etc.)?
Saiba mais ouvindo AGORA o vídeo matador COMO SE LIBERTAR DA CORRIDA DE RATOS, disponível no link - https://www.youtube.com/watch?v=vkRkcUnEl7o
Prezado Dan Herman,
ResponderExcluirSuas colocações são perfeitas. Fico lisonjeado com sua participação e aguardo novas visitas.
Atenciosamente,
Sérgio Lopes