quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Os políticos e os eleitores são culpados ou inocentes?



Imagem: manifesto político e religioso

          O modo de produção capitalista trouxe desenvolvimento para o planeta, contudo a maioria esmagadora da população mundial não conseguiu e ainda não consegue acompanhar o ritmo alucinante de crescimento do capitalismo. No caso do Brasil, as indústrias concentram-se nos grandes centros urbanos e não conseguem absorver todos os profissionais. Nas áreas menos desenvolvidas e menos favorecidas economicamente do nosso país, a situação da educação é crítica. Muitos não têm acesso a métodos contraceptivos e consequentemente a taxa de natalidade cresce. A renda familiar é completada pelo trabalho infantil e as crianças são “obrigadas” a abandonar as escolas... 
Imagem: Adalberto Gomes Notícias (idosa vive em condições precárias em sítio de Cacimbinhas AL)

           A mão de obra é explorada e milhões de brasileiros vivem em condições precárias de (moradia, higiene, alimentação). A Reforma Agrária no Brasil é uma utopia é só será eficiente quando as terras não retornarem as mãos de latifundiários que as inutilizam para o cultivo. Não é viável investir na construção de hospitais já que grande parte dos políticos brasileiros são incompetentes e não conseguem manter os hospitais existentes para atender satisfatoriamente a população. Em pleno século XXI, milhares de pessoas ainda são mortas nesta nação por doenças que deveriam ser extintas, caso o saneamento básico do Brasil fosse levado mais a sério pelos governantes.
          Diante destas e tantas outras situações que afundam o nome do Brasil na infâmia, uma parte considerável dos nossos políticos nas escalas (federal, estadual, municipal) deveriam refletir a respeito de suas ações e contornar todos os problemas que afligem a população brasileira. Programas de governo adequados e o uso correto das verbas são consideradas medidas essências para que seja concretizados projetos para as pessoas que realmente necessitam. Além disso, a maioria dos eleitores brasileiros precisam urgentemente repensarem a importância do voto nas épocas de eleição. No último dia 02 de outubro, foi realizada em todo território nacional, as eleições municipais (prefeitos, vice-prefeitos, vereadores)... Lamentavelmente, nas eleições 2016, muitos eleitores brasileiros ainda (vendem, compram, trocam) votos por dinheiro, saco de cimento, camisa de time de futebol, caixa de cerveja, churrasco, promessa de cargos... Enfim, tanto os políticos quanto os eleitores são responsáveis pelas mazelas da sociedade brasileira.
Sérgio Lopes
Imagem: A Fonte Tapuya

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Ótima reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cleber França,
    Infelizmente, a política brasileira está perdida e a maioria da população brasileira não consegue enxergar...
    Agradeço a participação no Blog.
    Desejo lhe felicidade acima de tudo,
    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir