quinta-feira, 4 de abril de 2024

Zenaide é a professora eterna de todos

 



Eu, irmãos, familiares, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas tivemos e ainda temos a honra e o prazer de relacionar, ser amigo e aluno da Zenaide.  Uma referência para todos nós, hoje, ela completa mais um ano de vida.   Zenaide Silviano de Jesus Avelar Fonseca nasceu no dia 04 de abril de 1968, é filha primogênita do casal já falecido (Sebastião de Jesus e Maria Rosa Silviano de Jesus). Além disso, tem o irmão Zenilson Silviano de Jesus. Os pais trabalharam em Coronel Pacheco.  A mãe na Escola Estadual e o pai na antiga máquina de arroz, e posteriormente foi trabalhar fora. Os filhos da família Silviano foram criados com muita dificuldade. Zenaide priorizou a educação como oportunidade para mudar de vida.

Zenaide na Escola Estadual Tolomeu Casali Goianá
Zenaide na Escola Estadual São Pedro Piau 

Ela estudou, inicialmente, em Coronel Pacheco, completou o primário na Escola Estadual Professor Renato Eloy de Andrade e o ginásio no Colégio Daniel de Carvalho.  Fez o Curso Normal em Rio Novo e em Juiz de Fora estudou no CES (Centro de Ensino Superior), Estudos Sociais e Complementação em Geografia. Em fevereiro de 1989, Zenaide fez seu primeiro contrato na Escola Rural do povoado de Ribeirão de Santo Antônio, Coronel Pacheco.  Em seguida foi nomeada professora de 1 ° ao 4° ano, em 1991 foi lotada na Escola Estadual Professor Renato Eloy de Andrade. Com a municipalização da Renato Eloy, transferiu para Escola Estadual São Pedro, em Piau. Depois conseguiu remoção para a Escola Estadual Tolomeu Casali, em Goianá. Lecionou por vários anos e aposentou em  2018.

Zenaide com amigos de profissão da São Pedro
Zenaide com a professora Alessandra no Halloween da Tolomeu Casali

Zenaide foi vitoriosa, cumpriu com maestria a carreira de educadora. Foi uma professora excelente, motivadora, sincera, de grande conhecimento, amiga dos alunos e carinhosa. Na jornada pela educação, Zenaide exerceu as funções de Professora de História, Professora de Geografia, Diretora e Vice-Diretora. Ademais, contribui com a comunidade pachequense como: catequista, cantora do Coral dos Jovens, Ministra da Comunhão da Paróquia local. Na vida pessoal, casou-se no dia 30/11/2002, com Geovani Avelar Fonseca. O casal tem uma filha chamada Anna Silviano Avelar Fonseca, 15 anos. Eles residem em Juiz de Fora e acompanham os estudos de Anna.  Zenaide gosta de futebol torce para o Atlético Mineiro e o Botafogo.  

Zenaide, Anna e Geovani

Casal Avelar
Mãe e filha


Zenaide na formatura da ex-aluna Talita Santos 

Zenaide curtido a vida

Ama viajar e realizou inúmeras viagens com a família e com as amigas e, certamente, já está planejando outras...   Por fim, Zenaide, no dia de hoje (04 de abril de 2024), você completa 56 anos. Eu gostaria de expressar a gratidão que tenho por ti, que durante anos de sua vida ensinou a mim e a vários outros estudantes os conteúdos de história e geografia. Mas acima disso, mostrou valores do ser humano como: bondade, confiança, amizade, amor, fraternidade, honestidade, honra, respeito, responsabilidade, justiça, humildade, bravura, tolerância, solidariedade. Você merece tudo de bom na vida, felicidades mil, feliz aniversário, Deus a abençoe sempre. Zenaide é a minha, a sua, a nossa eterna professora.

Sérgio Lopes Jornalista

 

5 comentários:

  1. Bela homenagem, merecida Zenaide foi muita dedicada em tudo que facia. Parabéns. Meu respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, a melhor professora da minha vida, Zenaide é nota 1000.

      Excluir
  2. Tive o prazer de ser aluna e de trabalhar com ela. Além disso, foi diretora por uma semana quando estudei em Coronel. Ela vai lembrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive o mesmo prazer, aprendi e ainda aprendo demais com a Zenaide.

      Excluir
  3. Ela foi minha professora por 3 vezes, sendo uma na Catequese da Igreja Católica e duas vezes no Ensino Médio em Coronel Pacheco. Parabéns por essa bela homenagem.

    ResponderExcluir